Atriz indicada ao Oscar pode ser desclassificada - Divulgação/Momentum Pictures
EITA!

Atriz indicada ao Oscar pode ser desclassificada; entenda

Andrea Riseborough foi nomeada à categoria de Melhor Atriz pelo filme "To Leslie"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 27/01/2023, às 11h25 - Atualizado às 12h00

Andrea Risenborough pode ser desclassificada do Oscar 2023 após sua campanha de Melhor Atriz ser considerada ilegal. O anúncio dos indicados à 95ª edição do prêmio foi feito na última terça-feira (24).

Segundo Matthew Belloni, do site PUCK, membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estão analisando se a campanha da britânica, indicada pelo filme "To Leslie", descumpriu uma das regras do estatuto da Academia. A questão deve ser debatida na próxima terça-feira (31), durante a reunião do conselho de governadores da organização.

De acordo com o site, o estatuto das campanhas alega ser extremamente proibido "entrar em contato com os membros da Academia diretamente e de maneira fora do escopo das regras para promover um filme ou uma conquista para a consideração do Oscar".

A campanha para Risenborough foi essencialmente feita por meio de postagens nas redes sociais de atores e jantares organizados por nomes como Courteney Cox, Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston, Demi Moore e outros. Falamos sobre a indicação histórica aqui.

Outro problema da campanha pela atriz teriam sido os e-mails enviados aos votantes por diversos atores, como Mary McCormack e outros, pedindo para que assistissem ao filme e indicassem Risenborough, o que vai contra as regras da Academia. Por fim, publicações nas redes sociais também estão sendo discutidas.

Caso não é inédito

Em 2014, a Academia já havia impugnado uma indicação, a do compositor Bruce Broughton e sua canção “Alone Yet Not Alone”, de filme homônimo. Foi descoberto que Broughtonpressionou indevidamente” mais de 70 membros dos votantes da ala musical da Academia para indicar a canção.

Além disso, Broughton era um ex-representante do conselho de governadores, e outra regra afirma que os envios de músicas devem ser anônimos para evitar influência indevida. A declaração do conselho sobre Broughton à época também pode se aplicar a Riseborough:

A Academia se dedica a fazer tudo o que pode para garantir condições equitativas para todos os possíveis candidatos ao Oscar - incluindo aqueles que não desfrutam do acesso, conhecimento e influência de um membro de longa data da Academia".

A 95ª cerimônia do Oscar acontecerá no dia 12 de março de 2023. Confira aqui a lista de indicados.

 


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


melhor atriz premiações Andrea Riseborough Oscar 2023 Oscar

Leia também

Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui"


"The Room Next Door", de Almodóvar, vence o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024


Festival do Rio chega à 26ª edição e anuncia nova sede


Silvio Santos é homenageado no Festival de Cinema de Gramado


Jimmy Kimmel não apresentará cerimônia do Oscar em 2025


Academia Brasileira de Cinema anuncia os finalistas do Prêmio Grande Otelo