Parasita vence Melhor Roteiro Original no Oscar 2020 - Divulgação
OSCAR 2020

Bong Joon Ho vence Melhor Roteiro Original por Parasita no Oscar 2020: "Esse é o primeiro Oscar da Coreia do Sul!"

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece em Los Angeles na noite deste domingo (9)

Redação Publicado em 09/02/2020, às 22h46 - Atualizado às 22h49

Na noite deste domingo (9), acontece a 92ª cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar, em Los Angeles, na Califórnia, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Na edição deste ano, Coringa concorre em 11 categorias, liderando a disputa, seguido por longas como O Irlandês1917 e Era Uma Vez em... Hollywood, com dez indicações cada. Concorrem também História de um CasamentoJojo RabbitAdoráveis MulheresParasitaDois Papas e Democracia em Vertigem, documentário que representa o Brasil na disputa.

+ Leia mais: Selfie de famosos, vencedor errado e outros momentos marcantes do Oscar

Bong Joon Ho subiu ao palco pela primeira vez na noite deste domingo (9) para receber o prêmio de Melhor Roteiro Original por Parasita, longa sul-coreano indicado a seis categorias na premiação. No palco, misturando coreano e inglês, o diretor agradeceu pelo prêmio e declarou:

"Escrever um roteiro é sempre um processo muito solitário e nós nunca escrevemos para o nosso país", disse. "Mas esse é o primeiro Oscar da Coreia do Sul!". O roteiro de Parasita bateu os de Entre Facas e Segredos, de Rian Johnson; História de Um Casamento, de Noah Baumbach; 1917, de Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns; e Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, um dos favoritos ao prêmio.

#Oscars Moment: Bong Joon Ho and Han Jin Won win Best Original Screenplay for @ParasiteMovie pic.twitter.com/Rf6f8a929Z

— The Academy (@TheAcademy) February 10, 2020

+ Leia mais: Relembre as apresentações musicais mais icônicas da história do Oscar

Parasita conta a história de uma família desempregada e vivendo em um porão, sob as piores condições possíveis. Por sorte, um amigo da família acaba viajando para fora do país e indica o filho para ensinar inglês a uma garota de uma família rica.

Espertos e com a ajuda do filho, eles começam a se infiltrar na casa da família. No entanto, a situação, que até então parecia inabalável, começa a ficar problemática quando eles descobrem um segredo enterrado em meio ao luxo dos patrões.

O longa é dirigido por Bong Joon-Ho, de Okja e Expresso do Amanhã, e foi indicado a seis categorias no Oscar 2020: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Design de Produção.

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Leia também

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vence prêmio em festival canadense


Fernanda Torres receberá prêmio de Melhor Atriz do Critics Choice por Ainda Estou Aqui


"Ainda Estou Aqui" e "Motel Destino" irão representar o Brasil nos prêmios Goya e José María Forqué


"Ainda Estou Aqui" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025


Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui"


"The Room Next Door", de Almodóvar, vence o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024