Como "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" se tornou o maior filme do Oscar 2023? - Divulgação/A24
11 INDICAÇÕES!

Como "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" se tornou o maior filme do Oscar 2023?

Longa dos Daniels foi o que mais recebeu indicações à premiação da Academia

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 24/01/2023, às 17h44

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os indicados à 95ª edição do Oscar nesta terça-feira (24). E o grande destaque da lista foi "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", nomeado a 11 categorias.

O longa aparece em Melhor Filme; Melhor Atriz com Michelle Yeoh; Melhor Ator Coadjuvante com Ke Huy Quan; Melhor Atriz Coadjuvante com Jamie Lee CurtisStephanie Hsu; Melhor Direção com a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert; Melhor Roteiro Original; Melhor Canção Original; Melhor Trilha Sonora; Melhor Figurino; e Melhor Edição.

Podemos dizer então que "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" se tornou o maior filme do Oscar 2023 ao superar fortes candidatos como o alemão "Nada de Novo no Front" e "Os Banshees de Inisherin", indicados 9 vezes cada. Mas o que fez com que o filme tivesse tanto sucesso?

FATOR A24

Um dos motivos é o tal fator A24. A produtora se tornou uma queridinha dos cinéfilos nos últimos anos, sendo mais representativa para muitos do que para aqueles que assinam a direção e o roteiro. Estar atento ao novo lançamento da A24 tem sido uma tendência constante.

 

LANÇAMENTO

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" tinha um grande concorrente em sua semana de lançamento nacional nos Estados Unidos, em 8 de abril de 2022: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". Ainda assim, o longa da A24 conseguiu ultrapassar a marca de US$ 100 milhões de dólares arrecadados em bilheteria, o primeiro do estúdio a conseguir o feito. A concorrência do filme da Marvel não parece ter sido um empecilho, pelo contrário, contribuiu para o próximo aspecto.

 

O MULTIVERSO

Com o multiverso sendo pauta constante na fase 4 da Marvel, esperava-se que "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" fizesse jus ao seu título. Para muitos, o segundo filme estrelado por Benedict Cumberbatch não correspondeu às expectativas que, para muitos, foram superadas em "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo". À época, era comum que pessoas afirmassem que a verdadeira loucura estava no filme dos Daniels.

 

PROTAGONISTA FORTE E VETERANA

Michelle Yeoh tem 60 anos de idade e ficou muito conhecida nos anos 90 ao estrelar diversos filmes de ação e wuxia - estilo tipicamente asiático, com lutas coreografadas. Sua escalação para "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" caiu como luva. Se para alguns o filme é somente uma loucura sobre o multiverso, os mais atentos ao roteiro notam que o desenvolvimento dramático de sua personagem e protagonista também é um dos principais elementos da trama.

 

PRÊMIOS DA CRÍTICA

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" foi muito bem recebido pela crítica desde suas primeiras sessões em festivais e depois que entrou em cartaz pelo mundo. Com isso, a recepção em premiações da crítica também foi bastante positiva (já são mais de 200 prêmios), dessa forma, a campanha rumo ao Oscar 2023 foi ficando cada vez mais robusta, culminando no sucesso que poderá render à A24 o seu primeiro Oscar de Melhor Filme.


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


premiações Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo Oscar 2023 Oscar

Leia também

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vence prêmio em festival canadense


Fernanda Torres receberá prêmio de Melhor Atriz do Critics Choice por Ainda Estou Aqui


"Ainda Estou Aqui" e "Motel Destino" irão representar o Brasil nos prêmios Goya e José María Forqué


"Ainda Estou Aqui" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025


Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui"


"The Room Next Door", de Almodóvar, vence o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024