Curta LGBTQIA+ brasileiro é premiado em festivais internacionais - Foto: Tom Maher
INTERNACIONAL

Curta LGBTQIA+ brasileiro é premiado em festivais internacionais

"O Peso do Tempo" ganhou prêmios na Grécia e nos Estados Unidos

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/09/2021, às 11h42

O curta brasileiro "O Peso do Tempo", de Rodrigo Ternevoy - que integra o elenco de "Fair City", principal novela irlandesa - foi premiado como Melhor Curta Metragem LGBT no Thessaloniki Short Film Festival, da Grécia, onde também concorria como Melhor Drama e Rodrigo a Melhor Ator. Recentemente, o curta já havia levado o Prêmio de Excelência no One-Reeler Film Festival, de Los Angeles.

Escrito, produzido e protagonizado por Rodrigo Ternevoy, "O Peso do Tempo" fala sobre amor e perdão. Na história, Felipe (Rodrigo Ternevoy) espera ansioso pela volta de seu parceiro Jason (Cormac Ó Broin), que passou dois anos preso por um crime cometido em autodefesa. Ao sair da prisão, Jason vai para a casa de seus pais (Ally Ní Chiaráin e Pat Nolan). Nesse meio tempo, novas informações começam a aparecer, prometendo uma virada na história.

A ideia do filme surgiu durante o período de lockdown na Irlanda, devido à pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano passado. “Com as gravações de 'Fair City' paralisadas durante a quarentena, eu precisava me manter ocupado, pois não consigo ficar parado. Foi quando resolvi escrever o curta com uma ideia que já estava há algum tempo em minha cabeça” contou Rodrigo.

Rodrigo contratou o diretor Noel Brady, e as filmagens começaram após o lockdown. “Gravamos tudo em três dias, com todo mundo de máscara e muito álcool gel disponibilizado, pois qualquer descuido poderia levar grande risco à segurança e à saúde de todos os envolvidos. E captamos as imagens em casas normais e não em estúdios”, declarou Rodrigo.

A trajetória internacional de "O Peso do Tempo" segue com exibições em outros festivais internacionais, como no Undergroung Cinema Film Festival, da Irlanda, onde o filme foi exibido em 5 de setembro.

Confira o trailer do filme:


 

LGBTQIA+ Rodrigo Ternevoy O Peso do Tempo

Leia também

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vence prêmio em festival canadense


Fernanda Torres receberá prêmio de Melhor Atriz do Critics Choice por Ainda Estou Aqui


"Ainda Estou Aqui" e "Motel Destino" irão representar o Brasil nos prêmios Goya e José María Forqué


"Ainda Estou Aqui" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025


Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui"


"The Room Next Door", de Almodóvar, vence o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024