Indicados à 94ª cerimônia de premiação serão revelados nesta terça-feira (8)
ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 31/12/2021, às 08h00 - Atualizado em 07/02/2022, às 17h00
Está chegando o grande dia: nesta terça-feira (8), em um evento com a apresentação de Tracee Ellis Ross e Leslie Jodan, ficaremos sabendo, finalmente, quem serão os indicados ao Oscar 2022.
Quais produções terão a chance de disputar o grande prêmio da noite, o de Melhor Filme? Quais serão os cineastas na corrida pela estatueta de ouro de Melhor Direção? E quais atores e atrizes sairão da cerimônia de premiação, no próximo dia 27 de março, com o prêmio no currículo?
As perguntas são muitas e as apostas são ainda maiores. Conforme as premiações vão acontecendo, durante todo o ano anterior ao Oscar, os filmes, cineastas, atores e as atrizes veem suas chances aumentando ou diminuindo ao mesmo tempo que ganham a torcida do público.
Resumindo bem, os filmes passam por festivais internacionais, ganham ou não o destaque da crítica, passam pelas premiações dos sindicatos, as distribuidoras fazem campanha e aí, talvez, os filmes chegam no Oscar com alguma chance. Tudo acaba se encaminhando para o Oscar, a última grande premiação da temporada, com toda a pompa e o glamour que só Hollywood poderia trazer, mas a estrada até lá não é fácil.
Neste ano, algumas produções já aparecem como favoritas em certas categorias e o CineBuzz preparou um especial com os principais destaques que devem chegar com mais força e maiores chances nas principais categorias do Oscar 2022. Confira:
Todo ano a Netflix elege um filme para ser o seu principal candidato na campanha do Oscar. Nos últimos três anos foi assim com "Roma", "O Irlandês" e "Mank". Para os dois últimos, o saldo não foi nada bom. Os filmes de Martin Scorsese e David Fincher receberam 10 indicações cada e apenas dois prêmios: Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção para "Mank".
Dessa vez, tudo aponta para que o filme dirigido por Jane Campion seja um dos filmes com mais indicações. Esse filme a Netflix já viu... As chances são reais nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Jane Campion), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Ator Coadjuvante (Kodi Smit-McPhee) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst). Será que agora vai?
ONDE ASSISTIR: Netflix
Se a Academia ainda parece ter preconceito em entregar o Oscar de Melhor Filme para um filme do streaming, "Belfast" parece ser a opção que mais agrada a ala tradicional até então. Isso porque o filme do diretor Kenneth Branagh é um filme de estúdio, algo que é valorizado pelos votantes mais conservadores.
Além da categoria de Melhor Filme - onde o filme tem mais chances -, "Belfast" pode render indicações a Ciarán Hinds e Jamie Dornan em Melhor Ator Coadjuvante e a Caitriona Balfe em Melhor Atriz Coadjuvante.
ONDE ASSISTIR: O filme está previsto para estrear em 10 de março de 2022 nos cinemas brasileiros
Um dos filmes mais aguardados do ano deve ser outro a colecionar indicações no Oscar 2022, principalmente nas categorias técnicas, onde terá mais força. Não é exagero afirmar que em Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais "Duna" é o grande favorito.
O filme ainda deve ser lembrado em Melhor Filme e Melhor Direção (Denis Villeneuve), mas nessas categorias as chances são menores.
ONDE ASSISTIR: Disponível na HBO Max
Podemos dizer que 2021 foi o ano dos musicais. Tivemos "Annette", "Em um Bairro de Nova York", "tick, tick... Boom", "Cinderella", "Cyrano", e outros, mas o musical que surge como principal candidato ao Oscar é um remake que celebra um dos gêneros mais venerados em Hollywood e que é feito por um diretor que já tem dois Oscars de Melhor Direção em sua estante.
Steven Spielberg surge como o principal adversário de Jane Campion na briga pelo Oscar de Melhor Direção. Resta saber se o seu filme terá chance nas demais categorias, onde deve ter "Duna" como seu principal concorrente.
ONDE ASSISTIR: O filme ainda está disponível em alguns cinemas brasileiros
Muitos já apostam em Will Smith como o principal candidato ao Oscar de Melhor Ator. Como a caminhada até o Oscar ainda tem paradas importantes, resta saber se o ator ganhará ou perderá forças até lá.
O filme ainda deve aparecer em Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Aunjanue Ellis) e Melhor Roteiro Original. Sendo que a atriz Aunjanue Ellis pode se tornar favorita conforme a temporada vá se desenrolando.
ONDE ASSISTIR: Disponível na HBO Max
Paul Thomas Anderson é um diretor queridinho da crítica que sempre aparece no Oscar, principalmente nas categorias de roteiro. Seu filme deve ser indicado em Melhor Roteiro Original, onde é um dos grandes favoritos. Outras indicações até podem aparecer, mas sem muitas chances.
ONDE ASSISTIR: O filme tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 17 de fevereiro de 2022
Vencedor do Festival de Sundance, "No Ritmo do Coração" pode ser o representante do cinema independente no Oscar 2022, mas o filme não aparece como favorito em nenhuma das categorias em que pode ser indicado.
Ainda assim, podemos esperar que o filme seja lembrado em Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur), Melhor Atriz Coadjuvante (Marlee Matlin) e Melhor Roteiro Adaptado. Conseguir uma participação na festa já será uma grande vitória.
ONDE ASSISTIR: Disponível no Amazon Prime Video
A grande força de "Spencer" está em Kristen Stewart. Assim como Will Smith é o favorito na categoria de atuação principal masculina, a atriz já é apontada como a grande favorita ao Oscar de Melhor Atriz.
Ao contrário do que alguns pensam, o Oscar não se importa em premiar atrizes na casa dos 20 e 30 anos, como já aconteceu com Emma Stone, Jennifer Lawrence e Natalie Portman. Resta saber se haverá preconceito dos votantes da ala mais conservadora da Academia com uma atriz que por tanto tempo foi atacada por estrelar a franquia "Crepúsculo".
ONDE ASSISTIR: O filme já está disponível nos cinemas brasileiros
O filme de estreia de Maggie Gyllenhaal como diretora vem surpreendendo nos festivais. Em Veneza o filme venceu o prêmio de Melhor Roteiro e no Oscar provavelmente deve aparecer na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, inclusive, com grandes chances de ser o vencedor. A disputa será com "Ataque dos Cães" e até "Duna" pode ser apontado como uma das possibilidades.
A atriz Olivia Colman, que já venceu o Oscar de Melhor Atriz por "A Favorita", deve ser indicada em Melhor Atriz Coadjuvante, categoria na qual alguns apontam Kirsten Dunst ("Ataque dos Cães") como a favorita. A disputa será boa!
ONDE ASSISTIR: Disponível na Netflix
Peraí, e Lady Gaga? A cantora deve ser uma das personalidades que melhor entendeu como o Oscar funciona: campanha e muito buzz. E ela já começou. Por isso, podemos acreditar em Gaga como uma das cinco indicadas ao Oscar de Melhor Atriz.
Outra pessoa do elenco que também tem grandes chances de indicação é Jared Leto, em Melhor Ator Coadjuvante. Nas categorias técnicas, o filme deve ser lembrado em Melhor Figurino.
ONDE ASSISTIR: O filme ainda está disponível em alguns cinemas brasileiros
O longa de Guillermo del Toro, diretor vencedor do Oscar por "A Forma da Água", é mais um que deverá concorrer com "Duna" e "Amor, Sublime Amor" pelas principais categorias técnicas. O filme deve aparecer em Melhor Design de Produção e corre por fora em Melhor Figurino, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Roteiro Adaptado.
Apesar de ter um elenco com grandes nomes como Cate Blanchett, Willem Dafoe, Rooney Mara e Toni Collette, o único ator mais cotado para uma indicação é Bradley Cooper na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. É esperar pra ver o que acontece.
ONDE ASSISTIR: O filme está disponível nos cinemas brasileiros
As chances do longa que conta a história da televangelista Tammy Faye Bakker estão na categoria de Melhor Atriz, com Jessica Chastain, e Melhor Maquiagem e Cabelo.
ONDE ASSISTIR: O filme tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 17 de fevereiro de 2022
O filme de estreia de Lin-Manuel Miranda é da Netflix mas não terá a mesma campanha que o serviço de streaming empregará em "Ataque dos Cães". Mesmo assim, Andrew Garfield tem grandes chances de ser indicado a Melhor Ator. Fora isso, o filme não deve receber muito mais indicações.
ONDE ASSISTIR: Disponível na Netflix
A adaptação musical de "Cyrano de Bergerac" dirigida por Joe Wright aposta suas fichas principalmente em Peter Dinklage ("Game of Thrones"), cotado para aparecer na categoria de Melhor Ator. Indicações em algumas categorias técnicas podem acontecer, mas não dá pra apostar muito nelas.
ONDE ASSISTIR: O filme tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 31 de março de 2022
Os filmes da Pixar sempre são os mais cotados na categoria de Melhor Animação, e para 2022 o cenário não é diferente. O favorito "Luca" deve concorrer com "Encanto" e "Raya e o Último Dragão", ambos da Disney, além de "A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas", da Netflix. A surpresa deve ser o documentário "Flee".
ONDE ASSISTIR: Disponível no Disney+
"Flee" tenta o feito inédito de conseguir indicações nestas três categorias: Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional. O representante da Dinamarca no Oscar vem recebendo muitos prêmios em festivais mundo afora o que deve impulsionar, pelo menos, sua indicação a Melhor Documentário. Fica a dúvida: Conseguirá também aparecer em Animação e Filme Internacional?
ONDE ASSISTIR: O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil
O anúncio dos indicados ao Oscar 2022 acontecerá nesta terça-feira, dia 8, a partir das 10h18, no horário de Brasília. Para acompanhar o evento, é só acessar os canais oficiais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: Oscar.com, Oscars.org, ou YouTube.
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!
Mostra de Cinema de SP divulga filmes premiados em sua 48ª edição
Ainda Estou Aqui mira campanha ao Oscar 2025 em Melhor Filme, Melhor Atriz e mais
Anora lidera número de indicações ao Gotham Awards; veja lista
A Substância concorrerá ao Globo de Ouro como musical/comédia
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vence prêmio em festival canadense
Fernanda Torres receberá prêmio de Melhor Atriz do Critics Choice por Ainda Estou Aqui