Academia Brasileira de Cinema anuncia os 6 filmes pré-selecionados para o Oscar 2025 - Divulgação/Globoplay
OSCAR 2025

Academia Brasileira de Cinema anuncia os 6 filmes pré-selecionados para o Oscar 2025

O filme escolhido para tentar disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação será divulgado em 23 de setembro

Camila Gomes (@camilagms) Publicado em 16/09/2024, às 21h30

A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (16), os nomes dos seis filmes selecionados que vão concorrer a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2025.

Os longas foram pré-selecionados entre 12 obras. O nome do filme escolhido para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação será divulgado na próxima segunda-feira (23). Saiba quais são:

"Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Ambientado no Brasil de 1971, durante a ditadura militar, a história é baseada nas memórias da mãe do atuor, Eunice Paiva, que foi obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido foi sequestrado e desapareceu durante a ditadura militar.

"Cidade; Campo", dirigido por Juliana Rojas

O filme conta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo e luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Já na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. 

"Levante", dirigido por Lillah Halla

A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas após descobrir uma gravidez indesejada às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta. Na tentativa de interromper a gestação clandestinamente, ela vira alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço.

"Motel Destino", dirigido por Karim Aïnouz

O longa conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial, que vê a sua vida mudar após um jovem, recém-saído de uma instituição socioeducativa onde cumpria pena, entrar nela.

"Saudade Fez Morada Aqui Dentro", dirigido por Haroldo Borges

A trama acompanha Bruno, um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Ao mostrar o garoto lidando com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme se transforma em um relato de aprendizagem coletivo.

"Sem Coração", dirigido por Nara Normande e Tião

Ambientado durante o verão de 1996, litoral de Alagoas, o longa gira em torno de de Tamara, que está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela conhece uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito e sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

 


Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Oscar 2025 pré-selecionados Melhor Filme Internacional Academia Brasileira de Cinema

Leia também

Primeiro pôster do remake de "Nosferatu" revela visual do vampiro


Novo clipe de "O Poço 2" revela motivo que levou protagonista para a prisão


Netflix anuncia especial natalino com Sabrina Carpenter


O que esperar de "Perfeitos", sequência de "Feios", sucesso da Netflix?


Netflix anuncia produção de quatro novos filmes brasileiros


Quais livros de Emily Henry vão ser adaptados para os cinemas e a TV?