"Avatar 2" repete técnica mostrada no filme "Tubarão" - Divulgação/20th Century Studios
EITA!

"Avatar 2" repete técnica mostrada no filme "Tubarão"

Técnica utilizada no filme de Steven Spielberg é repetida pelos caçadores de tulkuns

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 26/12/2022, às 12h43

"Avatar: O Caminho da Água" expande a franquia criada por James Cameron e, além de explorar novos habitats em Pandora, o segundo filme traz referências de outros clássicos do cinema, como uma técnica mostrada em "Tubarão", de Steven Spielberg.

"Jake Sully e Neytiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake precisa travar uma difícil guerra contra os humanos para salvar a família", revela a sinopse oficial do longa.

Atenção, spoilers de "Avatar: O Caminho da Água" a seguir:

A antiga ameaça é coronel Miles Quaritch, vivido por Stephen Lang. Sim, o personagem que morreu no primeiro "Avatar" está de volta. Quer saber como? Clique aqui.

Na cena em questão, o coronel Miles Quaritch persegue Jake Sully e sua família, e agora como um Na'vi, ele se junta a um navio baleeiro para caçar tulkuns, animais de Pandora que se assemelham às baleias da Terra.

O objetivo do coronel é colher suas enzimas cerebrais, que são usadas para criar produtos de antienvelhecimento para os humanos. Os caçadores apenas coletam as enzimas e deixam a carcaça dos tulkuns apodrecer no fundo do mar.

Para caçar os tulkuns, eles repetem uma técnica mostrada em "Tubarão". No filme de 1975, o personagem Quint (Robert Shaw) usa uma técnica especializada na caça ao tubarão, envolvendo o uso de barris cheios de gás que flutuam na água. Tais barris arrastam os animais para a superfície, para que seja mais fácil de arpoá-los e matá-los.

Os caçadores de tulkun possuem uma técnica bastante semelhante. Eles arpoam os tulkuns e lançam balões infláveis, que arrastam a criatura para a superfície, e assim os animais ficam mais fáceis de serem mortos ao serem atingidos em um ponto onde a pele mais grossa não os protege mais.

No entanto, a grande diferença entre um tubarão e tulkun é que os tulkuns são criaturas sencientes, capazes de criar bons relacionamentos com os nativos. Ou seja, eles não são criaturas destrutivas e possuem um pacto de não matar.

SOBRE "AVATAR O CAMINHO DA ÁGUA"

"Avatar: O Caminho da Água" apresentará ao público os filhos de Jake e Neytiri: Kiri, sua filha adotiva (interpretada por Sigourney Weaver), que tem laços com a Dra. Grace Augustine; o primogênito Neteyam (Jamie Flatters); Lo'ak (Britain Dalton); e a caçula, de oito anos, Tuktirey "Tuk" (Trinity Jo-Li Bliss).

Ao se tornarem pais, Jake e Neytiri percebem que os riscos agora são muitos mais altos, principalmente quando os filhos têm o desejo de seguir os passos de seus pais como guerreiros e líderes do clã em que cresceram.

Esse desejo é especialmente perigoso quando a ameaça é a RDA, que têm Jake e Neytiri como alvos. A dupla foi fundamental para a derrota de RDA, com Jake traindo seus antigos empregadores ao final do primeiro filme.

No entanto, com a possibilidade do RDA novamente ataca Omaticaya, a família Sully deve tomar a decisão de procurar abrigo com o povo Metkayina Na'vi. Apesar disso, a escolha dos pais pela fuga acaba gerando um conflito familiar após os filhos optarem por lutar contra os inimigos.

Sam Worthington, Zoë Saldaña, Stephen Lang e Sigourney Weaver estão de volta no elenco de "Avatar: O Caminho da Água" e terão a companhia de outros nomes marcantes de Hollywood como Kate Winslet, Cliff Curtis, Michelle Yeoh, Joel David Moore, Jemaine Clement, Edie Falco e CCH Pounder. Assista ao trailer:


Qual foi o melhor filme de 2022 até agora? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Disney Avatar: O Caminho da Água Avatar tubarão James Cameron

Leia também

"Blitz", novo filme do diretor de "12 Anos de Escravidão", ganha trailer


Primeiro pôster do remake de "Nosferatu" revela visual do vampiro


Novo clipe de "O Poço 2" revela motivo que levou protagonista para a prisão


Netflix anuncia especial natalino com Sabrina Carpenter


O que esperar de "Perfeitos", sequência de "Feios", sucesso da Netflix?


Netflix anuncia produção de quatro novos filmes brasileiros