Carlos Saura, cineasta espanhol de "Cría Cuervos", morre aos 91 anos - Getty Images/Carlos Alvarez
LUTO

Carlos Saura, cineasta espanhol de "Cría Cuervos", morre aos 91 anos

A notícia foi confirmada pela Academia de Cinema da Espanha

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 10/02/2023, às 15h54

O cineasta Carlos Saura, um dos maiores nomes do cinema espanhol no século XX, morreu aos 91 anos nesta sexta-feira (10). A notícia foi confirmada pela Academia de Cinema da Espanha, via Twitter, sem citar a causa da morte.

La Academia de Cine lamenta profundamente comunicar el fallecimiento de Carlos Saura, Goya de Honor 2023. Saura, uno de los cineastas fundamentales de la historia del cine español, ha muerto hoy en su domicilio a los 91 años, rodeado de sus seres queridos. pic.twitter.com/VJMJZYnzm7

— Academia de Cine (@Academiadecine) February 10, 2023

Na ativa desde os anos 1950, Saura obteve destaque a partir do sucesso de "A Caça" (1966), vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim. No mesmo festival, Saura venceria ainda outro Urso de Prata, em 1967, por "Peppermint Frappé", e um Urso de Ouro em 1981, por "Depressa, Depressa".

No Festival de Cannes, Saura venceu o prêmio do júri por "A Prima Angélica" (1974) e por seu filme mais famoso, "Cría Cuervos", de 1976, um drama familiar ambientado no fim da ditadura espanhola comandada por Francisco Franco.

Outro título bastante famoso da filmografia do diretor é "Carmen", de 1983, adaptação moderna da ópera clássica de Georges Bizet, ambientada nos bastidores de uma companhia de dançarinos flamenco. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Flme Estrangeiro pela Espanha.

Saura se manteve ativo até o fim da vida - seu último filme, "Las Paredes Hablan", foi lançado em 2022. Outros títulos de destaque do cineasta foram "Jota de Saura" (2016), "O Sétimo Dia" (2004), "Goya" (1999), "A Noite Escura" (1989), "Amor Bruxo" (1986) e "Bodas de Sangue" (1981).

O cineasta foi casado três vezes, a mais recente com a atriz Eulalia Ramon, sua companheira desde 2006. Ele deixa sete filhos.


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Cría Cuervos Carlos Saura

Leia também

Amy Adams revela que não esperava retornar ao papel de Lois Lane após Liga da Justiça


Sebastian Stan comenta tentativas de Donald Trump de censurar cinebiografia: 'Hipócrita'


Filme-concerto da nova turnê Olivia Rodrigo ganha trailer e pôster


O Brutalista, favorito ao Oscar de Melhor Filme, ganha data de estreia no Brasil


Conheça o filme de ação polonês Assalto Brutal, que faz sucesso na Netflix


Conheça Através das Sombras, filme de ação que está bombando na Netflix