Fernanda Montenegro irá interpretar idosa que denunciou esquema de tráfico de drogas - Globo/Divulgação
NOVIDADE!

Fernanda Montenegro irá interpretar idosa que denunciou esquema de tráfico de drogas

"Vitória" será baseado na reportagem publicada em 2005 sobre o acontecimento

FERNANDA AZEVEDO | @fenovello Publicado em 24/02/2023, às 16h45 - Atualizado em 25/02/2023, às 18h15

Fernanda Montenegro ("Central do Brasil") irá protagonizar filme sobre idosa que denunciou um esquema de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, à partir de filmagens feitas da janela de sua casa. 

Dona Vitória, nome pelo qual ficou conhecida, se tornou uma heroína após uma reportagem sobre seus atos ganharam a página do jornal Extra em 2005. Suas denúncias foram tão importantes que foi preciso que ela entrasse para o Programa de Proteção à Testemunha.

As filmagens feitas pela senhora levaram trinta pessoas presas, entre elas traficantes e policiais que recebiam proprina. Por esse motivo, sua identidade permaneceu em segredo durante os últimos anos de sua vida. No entanto, Joana Zeferino da Paz teve seu verdadeiro nome revelado após a sua morte na última quarta-feira (23), em Salvador, no Estado da Bahia.

O Globoplay, responsável pelo longa "Vitória" junto com a Conspiração Filmes, lamentou a morte de Dona Vitória: "O Globoplay e a Conspiração lamentam a morte de Joana Zeferino da Paz, que faleceu aos 97 anos na tarde de ontem em Salvador. A história de Joana, senhora que aos 80 anos filmou a rotina do tráfico em Copacabana e levou à prisão de bandidos e policiais em 2005, é a inspiração de ‘Vitória’, filme Original Globoplay com produção da Conspiração", diz em nota divulgada divulgada à imprensa.

"O longa tem Fernanda Montenegro no papel principal e o ator Alan Rocha dando vida ao personagem inspirado no jornalista Fabio Gusmão, hoje editor de O Globo e Extra, que descobriu a história de Dona Joana e a trouxe a público", continuou o comunicado.

A nota também informou que em razão da gravidade da situação e por segurança, os personagens irão sofrer mudanças. "Os personagens sofreram adaptações, como nome, características físicas e naturalidade para que não fosse possível identificá-los. No filme, Joana se chama Josefina e, em vez de algoana, é mineira", finaliza.

"Vitória" teve as gravações concluídas em dezembro do ano passado e está em fase de pós-produção. O longa possui pevisão de lançamento para 2024.

 


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Fernanda Montenegro Vitória Dona Vitoria

Leia também

Sebastian Stan comenta tentativas de Donald Trump de censurar cinebiografia: 'Hipócrita'


Filme-concerto da nova turnê Olivia Rodrigo ganha trailer e pôster


O Brutalista, favorito ao Oscar de Melhor Filme, ganha data de estreia no Brasil


Conheça o filme de ação polonês Assalto Brutal, que faz sucesso na Netflix


Conheça Através das Sombras, filme de ação que está bombando na Netflix


Anthony Mackie enfrenta o apocalipse no teaser do thriller A Linha da Extinção; assista