Festival de Cinema Latino-Americano celebra protagonismo feminino em sua 16ª edição - Divulgação
FESTIVAL

Festival de Cinema Latino-Americano celebra protagonismo feminino em sua 16ª edição

Evento acontece em formato híbrido e gratuito entre os dias 10 e 17 de dezembro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 07/12/2021, às 12h17

A 16ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo está marcada para acontecer entre os dias 10 e 17 de dezembro, em edição híbrida e totalmente gratuita, com parte da programação disponibilizada on-line e outra parte presencialmente no Circuito Spcine - Centro Cultural São Paulo e Spcine Roberto Santos, no Ipiranga.

Com uma seleção de 38 filmes, entre longas e curtas de 12 países, o festival se firma como uma das mais importantes vitrines destas cinematografias junto ao público brasileiro e celebra o protagonismo feminino na indústria cinematográfica da América Latina e Caribe, em suas mais diversas vertentes: direção, atuação, produção, fotografia, com filmes inéditos, debates, masterclass e uma homenagem à diretora argentina Liliana Romero.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 10, sexta, às 19h, pelo YouTube do festival, com uma breve apresentação dos diretores e parceiros do festival. Após a cerimônia, os filmes estarão liberados nas plataformas do festival: Sesc Digital, Spcine Play e InnSaeitv, e também nas sessões presenciais, no Centro Cultural São Paulo e Spcine Roberto Santos, conforme a programação disponível no site.

A tradicional mostra Contemporâneos reúne as mais recentes produções cinematográficas latino-americanas e caribenhas, sendo a maioria inéditas no circuito comercial.

Um dos destaques é a première nacional de “Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo”, da diretora pernambucana Taciana Oliveira, com registros e imagens de arquivo inéditos sobre a escritora, apresentando novas faces desta que é uma das mais importantes expoentes da história da literatura brasileira. O filme será exibido somente de forma presencial, no Centro Cultural São Paulo.

Outros destaques são o inédito “Abajures”, de Paz Encino - a diretora participa de uma masterclass; a primeira exibição em uma sala de cinema em São Paulo de “Desterro”, de Maria Clara Escobar; o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, e “As Almas que Dançam no Escuro”, de Marcos DeBrito.

Filmes inéditos de ficção e documentários da cinematografia emergente latino-americana como “Anos Curtos, Dias Eternos”, de Silvina Estévez, da Argentina, “LXI (61)”, de Rodrigo Moreno del Valle, do Peru, “A Grande Viagem ao Pequeno País”, de Mariana Viñoles, do Uruguai, entre outros, também estão na mostra Contemporâneos.

A programação traz como novidade a sessão Foco Cinema Afro-Colombiano, com 4 títulos produzidos, realizados e protagonizados por pessoas afrocolombianas trazendo histórias que propõem vias de acesso a outras realidades sócio-históricas e culturais como as dos afrodescendentes na América Latina.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 


Festival de Cinema Latino-Americano

Leia também

Mufasa: O Rei Leão: Ícaro Silva retorna como a voz de Simba no prelúdio


Terrifier 3, terror violento do Art, o Palhaço, terá sequência?


Terrifier 3, terror violento em clima natalino, tem cena pós-créditos?


Tom Hardy fala sobre possível retorno como Bane nos cinemas: 'Eu adoraria'


Um Homem Diferente, dramédia com Sebatian Stan, ganha novo trailer e data de estreia


Chad Michael Murray vira dançarino no trailer de No Ritmo do Natal; assista