"Lightyear": Disney aceitou personagem gay, mas não aprovou beijo, revela produtora - Divulgação/Disney-Pixar
POLÊMICA

"Lightyear": Disney aceitou personagem gay, mas não aprovou beijo, revela produtora

Cena com beijo entre duas mulheres fez com que "Lightyear" fosse banido de mais de 13 países

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 16/06/2022, às 10h48 - Atualizado às 11h03

A produtora de "Lightyear", Galyn Susman, segue dando atualizações sobre o desenrolar da polêmica cena de beijo entre duas personagens mulheres na animação. Ao Mercury News, ela revelou que a Disney aprovou a integração de uma mulher lésbica, porém ficou contra o corte em que ela e sua companheira asiática se beijariam.

"Eles foram muito apoiadores quanto a isso [a trama de amor entre as personagens], mas houve uma resistência definitiva quando à inclusão do beijo", contou Susman. O co-roteirista Angus MacLane, que também estava na entrevista, completou: "A representação é muito importante para mim porque muitas vezes é assim que você experimenta novas culturas. A ficção científica sempre esteve na vanguarda desse tipo de exposição".

Logo após a notícia de que o beijo foi retirado do corte final, a Disney foi duramente criticada por funcionários e aliados da comunidade LGBTQIA+, em uma carta aberta. Após eles se exporem as censuras e ficarem irritados com a legislação “Don't Say Gay” da Flórida, à qual o estúdio se opôs, ele se viu obrigado a incluir novamente o take. Entenda o caso clicando aqui.

Ainda nesta semana, a Variety noticiou que "Lightyear" foi banido de três países do Oriente Médio devido sua representatividade e inclusão, algo extremamente proibido de ser manifestado na mídia. A decisão pelos representantes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait foi tomada após a Disney-Pixar não recorrer ao seu pedido e cortar uma cena de beijo entre Alisha Hawthorne (Uzo Aduba) e sua companheira. Ao todo, a animação da Disney-Pixar foi proibida de ser exibida em 13 países, incluindo alguns da Ásia.

Além de Aduba, o time de dubladores originais ainda conta com Chris Evans como Buzz; Peter Sohn como SoxKeke Palmer, como Izzy HawthorneTaika Waititi, como Mo MorrisonDale Soules, como Darby Steel; e James Brolin, o Thanos dos últimos filmes dos Vingadores, como Zurg. Já no Brasil, Marcos Mion empresta a voz ao BuzzAdriana Pissardini, César MarchettiFlora PaulitaHenrique Reis e Lucinha completam o elenco nacional.

"Lightyear" chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 16 de junho. Confira a crítica completa do Cinebuzz clicando aqui!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Disney homossexualidade Pixar Lightyear beijo gay Arábia Saudita Buzz Censura Chris Evans Emirados Árabes Unidos Alisha Hawthorne Kuwait Uzo Aduba

Leia também

"Blitz", novo filme do diretor de "12 Anos de Escravidão", ganha trailer


Primeiro pôster do remake de "Nosferatu" revela visual do vampiro


Novo clipe de "O Poço 2" revela motivo que levou protagonista para a prisão


Netflix anuncia especial natalino com Sabrina Carpenter


O que esperar de "Perfeitos", sequência de "Feios", sucesso da Netflix?


Netflix anuncia produção de quatro novos filmes brasileiros