No Dia dos Mortos, confira "Depois do Universo", "Click" e mais filmes para celebrar a vida - Divulgação
ESPECIAL

"Depois do Universo", "Click" e mais filmes para celebrar a vida no Dia dos Mortos

CineBuzz preparou uma lista com produções que prometem transformar o feriado de finados em uma celebração à vida

Henrique Carvalho-Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 02/11/2022, às 06h30

No dia 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados, feriado cristão em homenagem aos mortos. Menos triste do que se pode pensar, a data tem a intenção de recuperar a lembrança e honrar o legado deixado pelos que já se foram.

Em outras culturas, essa percepção fica mais clara, como no Día de Los Muertos, celebração que acontece no México durante três dias, desde o dia 31 de outubro até 2 de novembro, em que as pessoas festejam com roupas coloridas, fantasias de caveiras, músicas, danças e comidas típicas.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista de filmes que falam sobre a morte, mas de uma forma diferente. Nas histórias, personagens confrontados com a iminência da morte acabam mudando suas vidas para aproveitá-la antes que chegue o derradeiro momento. Confira:

 

"Depois do Universo", romance brasileiro do diretor Diego Freitas, estrelado pela cantora Giulia Be e pelo ator Henrique Zaga ("Os Novos Mutantes"), mostra que sempre podemos encontrar motivos para seguir em busca de nossos sonhos, apesar de todas as dificuldades.

Na história, a personagem de Giulia está à espera de um transplante de rim. Entre sessões de hemodiálise, a jovem pianista encontra uma conexão inesperada com seu médico (Zaga) e também uma imensa coragem para realizar seus sonhos musicais, mesmo com o risco de que tudo acabe a qualquer momento.

 

Após três anos sem falar com o pai, um jornalista retorna à casa da família para estar nos últimos momentos do patriarca, que sofre com um câncer em estágio final. Em tom reconciliatório, o filho procura investigar as histórias contadas pelo pai a vida inteira, a fim de descobrir as suas versões reais, já que desacredita das fantasias do progenitor.

Algumas delas diziam que o patriarca, ainda criança, teria tido a visão da própria morte no olho de uma bruxa e até capturado um peixe mágico, que sobrevive há dezenas de anos justamente por não ser preso. Embora desconfiado, o jornalista encontra vestígios reais das histórias e, aos poucos, percebe que viver a vida através da fantasia talvez seja a melhor forma de viver.

 

Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um homem preconceituoso diagnosticado com AIDS em 1985, no auge da epidemia da doença nos Estados Unidos. À época, acreditava-se que a doença era transmitida apenas entre homossexuais e, devido ao preconceito, o tratamento da AIDS era precário e ineficiente.

Com o prognóstico de um mês de vida, Ron corre encontrar uma forma de viver mais tempo. Através do estudo, ele descobre drogas que podem lhe dar o que deseja e, após conhecer Rayon (Jared Leto), uma travesti que também foi contaminada pela doença, ele vê um nicho de mercado para investir no tratamento paralelo de pacientes com AIDS. Com o tempo, no entanto, o trabalho passa a ser menos um negócio e mais uma função social reconhecida por uma comunidade que, outrora, Ron renegava.

 

Susan (Eva Green) é uma cientista e Michael (Ewan McGregor) é um chef de cozinha. Focados em suas próprias vidas, ambos nunca tiveram tempo para o amor. No entanto, a situação muda quando um cruza o caminho do outro e eles começam a se relacionar.

O problema vem quando uma epidemia passa a dominar as pessoas que, aos poucos, vão perdendo seus sentidos: tato, paladar, audição… A situação leva as pessoas à loucura e transforma tudo em um caos que antecede o fim do mundo. Cientes do seu fim, o casal decide viver a paixão da forma mais intensa possível.

 

A vida de Connor (Lewis MacDougall) vai muito mal para um garoto de apenas 13 anos. Com um pai ausente e uma mãe com um câncer em fase terminal, ele não deixa de arrumar problemas para si. Velho demais para ser uma criança e jovem demais para ser um adulto, Connor precisa descobrir como viver enquanto o tempo para decidir vai se esgotando.

É nesse momento que o garoto passa a receber a visita de um monstro com uma forma de árvore, que aparece sempre sete minutos depois da meia-noite, diz conhecer tudo sobre o garoto e promete ajudá-lo a superar a iminente morte da mãe e o medo do que pode vir depois.

 

Nessa comédia, Adam Sandler é Michael Newman, um homem que tem acesso a um controle universal e, com ele, pode controlar cada aspecto de sua vida: pode reverter erros do passado, adiantar tarefas entediantes, prolongar bons momentos etc. No entanto, o controle começa a sair de controle, Michael envelhece rapidamente e vê que sua vida foi desperdiçada sem que nem percebesse. Agora, ele precisa arrumar uma forma de reaver todo o tempo perdido e aproveitar a vida como deveria ter feito desde sempre: sem atalhos.

 

Adam (Joseph Gordon-Levitt) tem 27 anos e é um jovem saudável… até receber o diagnóstico de um câncer com 50% de chance de sobrevivência. Inconformado, ele conta com a ajuda do melhor amigo, Kyle (Seth Rogen), e sua psicóloga, Katherine (Anna Kendrick), para passar pelos cinco estágios do luto (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação) antes mesmo de saber para onde a sua balança vai pender.

 

Inicialmente em uma jornada para conhecer o santuário sagrado de George Lucas, criador da saga Star Wars, um grupo de amigos, fãs devotos da série, precisa mudar seus planos após descobrirem que um deles está morrendo em decorrência de uma doença terminal. A meta agora é conseguir uma cópia de Star Wars: A Ameaça Fantasma, ainda inédito, para que o amigo possa ver antes de morrer.

 

Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu na pele de um idoso de cerca de 80 anos. Médicos disseram que ele não sobreviveria tanto tempo, mas Benjamin contraria as expectativas e, curiosamente, passa a rejuvenescer.

Em sua infância, ele conhece a pequena Daisy (Elle Fanning/Cate Blanchett), por quem acaba se apaixonando ao longo da vida. Só que as chances dos dois ficarem juntos é mínima, já que enquanto ele rejuvenesce, ela envelhece. Dessa forma, os dois precisam encontrar um meio termo para viver esse amor antes que o tempo acabe para os dois.

 

Nesse filme, Guido (Roberto Benigni) é um judeu, em meio à Segunda Guerra Mundial, que é capturado e levado para um campo de concentração junto com o filho, Giosué (Giorgio Cantarini). Para distrair o filho da realidade cruel que os cerca, Guido explora a sua imaginação e inteligência e o faz acreditar que tudo que estão vivendo não passa de uma grande brincadeira quando, na verdade, suas vidas estão em risco a todo momento.

 

Angelina Jolie é Lanie Kerigan, uma repórter de televisão superficial e desprezível que acredita ter conquistado a vida perfeita, com um emprego numa grande emissora, um lindo apartamento e um namorado famoso. No entanto, as coisas mudam quando ela recebe o aviso de que morrerá em sete dias. Espantada com a visão e decidida a não morrer, ela procura novas formas de levar a vida e, talvez, contornar a profecia.

 


"Deadpool 3", "Quarteto Fantástico" e mais: qual é a produção mais aguardada do Universo Cinematográfico da Marvel? Vote!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Dia de Finados Dia dos Mortos

Leia também

Nicole Kidman precisou interromper filmagens de Babygirl para evitar orgasmo


Por que O Brutalista, favorito ao Oscar 2025, tem intervalo?


Amy Adams revela que não esperava retornar ao papel de Lois Lane após Liga da Justiça


Sebastian Stan comenta tentativas de Donald Trump de censurar cinebiografia: 'Hipócrita'


Filme-concerto da nova turnê Olivia Rodrigo ganha trailer e pôster


O Brutalista, favorito ao Oscar de Melhor Filme, ganha data de estreia no Brasil