"O Exorcista" foi dirigido por William Friedkin, que faleceu aos 87 anos, e revolucionou o gênero de terror no cinema - Divulgação/Warner Bros. Pictures
ESPECIAL

"O Exorcista": o filme que revolucionou o gênero de terror no cinema

Dirigido por William Friedkin, O Exorcista foi responsável por fazer o público e a crítica começarem a prestar atenção no gênero de terror

Rafaela Bertolini | @rafaelabertolini_ (Colaboração do Hollywood Forever TV com o CineBuzz) - Publicado em 08/08/2023, às 09h00

Por muitos anos, a sétima arte menosprezou o gênero de terror. Seus filmes ficavam de fora das grandes premiações e poucas vezes ganhavam destaque entre o público e a crítica. Porém, tudo mudou em 1973, quando estreou "O Exorcista"

Tudo começou quando o cineasta William Friedkin passou a trabalhar na adaptação do livro homônimo de William Peter Blatty. Baseado numa história real de um exorcismo de um menino de 14 anos, a história conta sobre a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. E assim surgiu aquele que seria um dos maiores clássicos do gênero de terror em Hollywood.

Com Linda Blair no papel principal, O Exorcista foi revolucionário por ser uma produção ousada. O longa foi responsável por aterrorizar o público, principalmente por ser revolucionário em sua estética. Friedkin apostou em cenas fortes, figurações grotescas e a tentativa de ficar o mais próximo da realidade possível.

Os efeitos especiais foram o toque principal do filme. Afinal, até seu lançamento, não havia nada como aquilo no mercado. E até hoje todos se lembram da famosa cena em que Reagan, a garota possuída, gira sua cabeça em 360º. Ou da que ela vomita um líquido verde no rosto do padre.

Contudo, sua distribuição e marketing tiveram um papel importante na sua eternização na sétima arte. O filme foi um enorme sucesso comercial e se tornou um dos filmes de terror mais lucrativos de todos os tempos, com quase meio bilhão de dólares arrecadados ao redor do mundo.

A sua grandiosidade foi provada no Oscar de 1974, quando ele foi indicado a 10 categorias da premiação, incluindo a grande maioria de suas categorias principais. Ele é até hoje o único filme de terror indicado ao Oscar de Melhor Filme - o que apenas afirma ainda mais o quanto o gênero ainda é mal visto na indústria.

Mesmo décadas após seu lançamento, O Exorcista permanece como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Revolucionário, ele abriu portas para que o público começasse a prestar atenção no gênero, resultando em outras grandes produções para a alegria dos fãs do obscuro.

Leia a matéria original publicada por Hollywood Forever TV, parceiro de CineBuzz, clicando aqui.

 


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


O Exorcista Cinema William Friedkin terror

Leia também

O Brutalista, favorito ao Oscar de Melhor Filme, ganha data de estreia no Brasil


Conheça o filme de ação polonês Assalto Brutal, que faz sucesso na Netflix


Conheça Através das Sombras, filme de ação que está bombando na Netflix


Anthony Mackie enfrenta o apocalipse no teaser do thriller A Linha da Extinção; assista


Tom Holland deve estrelar novo filme de Christopher Nolan, diz site


Selton Mello critica anúncio surpresa de Lisbela e o Prisioneiro 2: 'Desrespeitoso'