Em nossa #RetrospectivaCineBuzz, elegemos os filmes e séries que foram deixados de lado, mas mereciam muito mais
Angelo Cordeiro, Fernanda Azevedo e Henrique Carvalho-Nascimento, da redação de CineBuzz Publicado em 22/12/2022, às 17h00 - Atualizado em 31/12/2022, às 17h00
Após "X: A Marca da Morte" estrear no Brasil e fazer sucesso entre os fãs do gênero, não faltaram pedidos para a sequência "express" do longa, "Pearl", estrelada por Mia Goth e lançada lá fora apenas meses após o seu antecessor, também fosse lançado nos cinemas brasileiros.
Nós esperamos, esperamos, esperamos mais, mas nada disso acontecer. Nem mesmo uma data de estreia, ainda para 2022 ou mesmo para 2023, só para cultivarmos a esperança de que veríamos a história anterior à de "X", sobre o passado da idosa apresentada no primeiro filme.
Com a demora para que a estreia fosse oficializada por aqui, o filme acabou vazando ilegalmente e se tornou um fenômeno entre internautas, mas a gente continua achando que ele deveria ter tido um pouquinho mais de atenção. A seguir, confira algumas produções que mereciam muito mais em 2022, mas acabaram menosprezadas por diversos motivos:
O cinema virou o TikTok e nós nem percebemos? "Morte Morte Morte" chegou aos cinemas em outubro e fez barulho, mas também desapareceu das rodas de conversa em tempo recorde, reproduzindo a vida útil de um dos milhares de vídeos curtos da rede social que, inclusive, é um dos alvos da sátira de terror.
O longa da diretora holandesa Halina Reijn apresenta um grupo de sete jovens que decide apimentar a noite com um jogo de assassinato. Porém, tudo começa a dar errado quando um deles acaba morto de verdade, desencadeando um mistério e as diversas tentativas dos demais de fugirem de um assassino desconhecido, no maior estilo "whodunnit", mas com um final surpreendente.
O longa não economiza nas piadas com a geração Z, que possuem uma relação íntima com a tecnologia e refere realizar pesquisas no TikTok e no Instagram ao invés de usar as ferramentas de busca convencionais, para citar alguns exemplos, e é, sem dúvidas, um dos melhores filmes do ano, merecendo muito mais atenção do que ganhou.
"Marte Um" foi selecionado para representar o Brasil no Oscar 2023 e, embora tenha sido cortada na reta final, o filme de Gabriel Martins, vencedor do Kikito de Ouro no Festival de Gramado deste ano, tinha bastante corpo para lutar por uma vaga na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional.
Na história, uma família de classe média baixa, da periferia de Minas Gerais, tentar manter a esperança após a eleição de um presidente de direita, que defende tudo o que vai contra o que eles são. Em meio às dificuldades da vida, eles lutam pelo direito de sonhar.
Em breve, graças a Ava DuVernay ("Olhos que Condenam"), "Marte Um" chega aos cinemas norte-americanos e nós estamos torcendo para que, assim como foi com "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019), o cinema nacional volte a ser reconhecido internacionalmente, já que por aqui não rolou como a gente gostaria.
"Aftersun" convenceu e foi eleito o Melhor Filme pelo Júri da 46ª Mostra de São Paulo, mas não deslanchou ao chegar às telonas, mesmo trazendo um olhar maduro e com ares de novidade a um tema já bastante apresentado no cinema, que é a relação entre pai e filho.
Logo de cara, a estreante em longa Charlotte Wells nos convence que seu filme é uma história com algo especial a nos oferecer. Isso significa que somos intimimamente convidados a observar e tentar compreender aquela relação afetuosa, cheia de profundidade, que diz muito mais do que as imagens nos mostram.
A série estreou na Netflix sem muito alarde e, apesar de trazer oito ótimos média-metragens escolhidos por Guillermo del Toro e dirigidos por grandes diretores do cinema e da TV, "O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro" pareceu mais uma forma nada convencional da Netflix de promover o live-action "Pinóquio", que estreou semanas depois.
Mesmo assim, vale dar uma chance à produção, que conta com histórias de terror não só assustadoras, mas misteriosas e instigantes. A qualidade dos episódios é tão grande, que fica até difícil selecionar destaques entre eles. Então, a gente só recomenda que você dê o play e se divirta.
Você já deve ter ouvido falar de "The Bear", série exibida no Brasil pelo Star+, que tem crescido entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Talvez você até seja a pessoa que está alimentando a popularidade da produção nessas rodas de conversas.
Seja como for, "The Bear" chegou discretamente por aqui, mas definitivamente deve ser olhada com mais atenção. Na história, um renomado chef assume o clássico restaurante italiano da família, que está imerso em dívidas e precisa passar por uma renovação para não fechar as portas de vez.
Se você nunca entrou em uma cozinha profissional, prepare-se para entrar com "The Bear". A produção nos joga no meio do ritmo frenético do ambiente e, mesmo nos deixando com a sensação de que estamos voando em meio ao caos, consegue nos conduzir pela história de forma bastante clara. Se não der para ver em 2022, é uma ótima pedida para começar o 2023.
Qual foi a melhor série e/ou minissérie de 2022 até agora? Vote na sua favorita!
- "Peacemaker"
- "Cavaleiro da Lua"
- "Ruptura"
- "Pretty Little Liars: Original Sin"
- "Obi-Wan Kenobi"
- "Stranger Things" (4ª Temporada)
- "Ms. Marvel"
- "Andor"
- "Only Murders in the Building" (2ª Temporada)
- "Heartstopper"
- "Sandman"
- "A Casa do Dragão"
- "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder"
- "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"
- "Dahmer: Um Canibal Americano"
- "O Clube da Meia-Noite"
- "O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro"
- "The White Lotus" (2ª Temporada)
- "1899"
- "Wandinha"
Capitão América enfrenta o Hulk Vermelho em novo trailer de Admirável Mundo Novo
Os Thunderbolts entram em ação em nova prévia do longa da Marvel
Feiticeira Escarlate vai retornar no Universo Marvel, confirma Kevin Feige
A Era do Gelo 6 é anunciado e terá retorno de personagens principais
Live-action de Lilo & Stitch ganha data de estreia
Musafa disputa comando do reino em novo trailer de prelúdio de O Rei Leão