"Pureza" mostra a história real de mulher que inspirou combate ao trabalho escravo no Brasil
ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 11/05/2022, às 14h17
No interior do Maranhão, Dona Pureza (Dira Paes) trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel (Matheus Abreu). Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia. Após meses sem receber notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro.
Na busca por Abel, Pureza percorre cidades, se embrenha em fazendas e descobre um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela testemunha o tratamento brutal dispensado aos trabalhadores.
Com muita coragem, ela consegue escapar da fazenda e decide denunciar os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, Pureza retorna à fazenda para registrar provas e pressionar o governo – sem nunca perder de vista a busca por seu filho Abel.
"Pureza" é inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação na História do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.
Dirigido por Renato Barbieri ("Cora Coralina: Todas as Vidas"), o filme passou por diversos festivais internacionais no Panamá, Itália, Estados Unidos, acumulando 28 prêmios, e estreia nos cinemas nacionais em 19 de maio.
Para saber mais detalhes das filmagens de "Pureza", acesse aqui.
Confira imagens exclusivas dos bastidores da produção:
Mariana Nunes (direita) interpreta uma auditora fiscal do trabalho que convence Pureza a ir a Brasília denunciar as atrocidades que viu numa fazenda no interior do Pará. Claudio Barros (centro) interpreta o Padre que acompanha Pureza em vários momentos de sua jornada.
Dira Paes é Pureza.
Cena rodada em um gabinete em Brasília, o diretor Renato Barbieri aparece em destaque. Foi utilizada a mesa real em que foi assinada a Lei Áurea. Na cena da ficção está sendo assinada a criação do Grupo Móvel de combate à escravidão dos trabalhadores.
Dira Paes assiste uma cena junto com Dona Pureza no set de filmagem.
Flavio Bauraqui como o capataz da Fazenda que pratica trabalho análogo à escravidão.
Marcus Ligocki, Dira Paes, Suzana, filha de Dona Pureza, Dona Pureza e o diretor Renato Barbieri. Dia em que Dona Pureza visitou o set de filmagem.
Matheus Abreu interpreta o filho Abel que desaparece ao sair de casa em busca de melhores condições de trabalho. Ele se torna uma vítima de trabalho análogo à escravidão.
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!
32º Festival MixBrasil abre nesta quarta (13) com homenagem a Bruce LaBruce
Virgem Maria, épico bíblico com Anthony Hopkins, ganha trailer; assista
Bagagem de Risco, suspense natalino com Taron Egerton e Sofia Carson, ganha trailer
Denzel Washington revela que estará no elenco de Pantera Negra 3
Especial natalino de Sabrina Carpenter para Netflix ganha pôster
Giovanna Grigio confirma Encontrada, sequência do romance Perdida