Richard Linklater critica ausência de sexo nos filmes: "infantilização" (Divulgação/Getty Images: Mario Wurzburger) -
EITA!

Richard Linklater critica ausência de sexo nos filmes: "infantilização"

Linklater falou sobre seu próximo lançamento, "Assassino por Acaso", e analisou como o sexo é explorado no cinema e como a sociedade encara isso

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 07/06/2024, às 10h34

O diretor Richard Linklater, da "trilogia do Antes", polemizou durante uma entrevista concedida ao The Film Stage, na qual, falou sobre seu próximo lançamento, "Assassino por Acaso", e analisou como o sexo é explorado no cinema e como a sociedade vem encarando isso, enfatizando uma "infantilização" da sociedade.

 

Novo filme de Linklater deve trazer sexo e violência

O próximo trabalho de Linklater, "Assassino por Acaso", promete trazer bastante sexo e vioência, como o diretor gosta. Inspirado em um artigo da Texas Monthly de 2001, o longa, que é estrelado por Glen Powell ("Todos Menos Você") e está previsto para estrear em 12 de junho, um policial infiltrado no mundo do crime, que se apresenta como um assassino de aluguel para prender aqueles que tentam contratá-lo, acaba se apaixonando por uma mulher em perigo. Assista ao trailer:

 

Infantilização da sociedade

Sobre a forma com que a sociedade tem encarado o sexo nos filmes, Linklater disse: "Tem um filme adulto. Eles estão transando. É real. Essas são coisas reais. Só que não faz parte do cinema, em grande parte, hoje em dia. A infantilização está completa."

"Agora, eu acho que a mensagem que a sociedade está enviando é: 'Apenas fique com 13 anos para sempre.'. [...] É tudo sobre as crianças. Vamos superprotegê-las e fazer filmes. Vamos apenas reduzir toda a conversa e mentalidade cultural ao nível delas. E adivinhe? Você não precisa crescer também. Apenas permaneça uma criança para sempre. Brinque com brinquedos. Leia histórias em quadrinhos. Nunca amadureça. Nem mesmo tenha sexo enquanto estiver nisso. E boa sorte.", desabafou o profissional.

 

Crítica aos filmes de super-heróis

As críticas de Linklater à falta de sexo no cinema não são de hoje. Em entrevista ao The Times of London em maio, o cineasta afirmou que filmes como os da Marvel e da DC não têm sexo em seus enredos e, com a popularização do gênero em Hollywood, as novas produções cinematográficas têm sido estreladas por "personagens que não são sexy":

"Sexo e violência é o que o cinema faz muito bem. Sexo sempre foi o grande vendedor; eu não sei porque eles recuaram disso", ponderou Linklater"Hollywood começou a alimentar esta nova geração de personagens que não são sexy. Os super-heróis não transam. Eles não têm genitália, para ser sincero."


Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Assassino por Acaso Richard Linklater

Leia também

"Blitz", novo filme do diretor de "12 Anos de Escravidão", ganha trailer


Primeiro pôster do remake de "Nosferatu" revela visual do vampiro


Novo clipe de "O Poço 2" revela motivo que levou protagonista para a prisão


Netflix anuncia especial natalino com Sabrina Carpenter


O que esperar de "Perfeitos", sequência de "Feios", sucesso da Netflix?


Netflix anuncia produção de quatro novos filmes brasileiros