Longa de Erico Rassi, que venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado, em 2024, chega aos cinemas a partir desta quinta-feira (27)
Camila Gomes (@camilagms) Publicado em 27/03/2025, às 16h45
Faroeste brasileiro, Oeste Outra Vez, do diretor Erico Rassi (Comeback), chega aos cinemas a partir desta quinta-feira, dia 27 de março, discutindo elementos essenciais do gênero: a violência e a masculinidade.
Estrelado por Ângelo Antônio (Justiça) e Babu Santana (O Jogo que Mudou a História), o longa aborda temas como a solidão masculina e a incapacidade dos homens de expressar suas emoções e sensibilidades ao retratar homens brutos, que não conseguem lidar com suas fragilidades e são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles acabam se voltando violentamente uns contra os outros.
Diferentemente de clássicos como Os Brutos Também Amam (1953) e Rastros de Ódio (1956), que retratam a tensão sexual entre os protagonistas com aptidão para violência e seus interesses românticos, o longa brasileiro se propõe a evidenciar o motivo desses personagens não merecerem as mulheres que tanto desejam.
"Oeste Outra Vez radicaliza isso", afirmou Rassi em entrevista à Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz. "Violência tem que ser rechaçada. As mulheres preferem não fazer parte daquele lugar".
Esses personagens de Oeste Outra Vez não conseguem sair desse ciclo, de violência e de machismo. Eles não têm instrumentos para evoluir, parece. Talvez o público reconheça algumas pessoas que conhece no filme. O Brasil ainda é um país machista", declarou.
Rassi, que também assina o roteiro, fez uma imersão em algumas cidades do interior de Goiás e entrevistou diferentes pessoas para criar esses personagens complexos que, ao mesmo tempo em que são violentos, não conseguem lidar com as suas fragilidades.
A partir da proposta inicial de criar um faroeste sobre as consequências dessa masculinidade tóxica, o cineasta também mergulhou na literatura goiana e definiu suas referências como "uma salada". "Li Eugênio Carvalho Ramos, Jorge Amado e João Baptista", contou.
O diretor também realizou uma pesquisa iconográfica no IMS e teve acesso a um grande arquivo de fotografia do sertão. Muitas cenas do longa foram criadas a partir de suas visitas às locações. "A cena do tiroteio no crepúsculo, quando o dia está escurecendo, foi construída em função daquela locação, que tem aqueles platôs em diferentes alturas", revelou.
Oeste Outra Vez tem uma cena de briga entre os dois protagonistas, Totó (Antônio) e Durval (Santana), conduzida pela voz de Nelson Ned em "Eu Também Sou Sentimental" e outras canções de brega, como "Boate Azul" e "Tudo Passará". "São músicas que estão dentro desse universo romântico".
Segundo o diretor, as faixas originais, compostas por Guilherme Garbato (A Vida Invisível), evitam ressaltar o lado violento desses homens. "Precisava trazer um pouco do lado melancólico e solitário deles para criar essa diferença desses dois aspectos que eles carregam", explicou.
Gravado em São João da Aliança e na Chapada dos Veadeiros, em 2019, o longa chega aos cinemas em cenário bem diferente do audiovisual. Rassi acredita que a repercussão de Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, ajudará a atrair a atenção do público para outras histórias. "Estamos em um momento muito favorável”, analisou. “Nosso cinema é muito rico, muito diverso e fazemos muito bem. Só faltava um empurrãozinho”.
Oeste Outra Vez já começou sua própria trajetória nas premiações. Em agosto passado, a produção recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante para Rodger Rogério (Bacurau) na 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do cinema brasileiro.
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM: 'Violência tem que ser rechaçada', diz diretor sobre brutalidade masculina retratada em Oeste Outra Vez
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Baby
- Babygirl
- A Semente do Fruto Sagrado
- Aqui
- Maria Callas
- Luiz Melodia: No Coração do Brasil
- Lobisomem
- MMA - Meu Melhor Amigo
- Anora
- Conclave
- Emilia Pérez
- Setembro 5
- A Verdadeira Dor
- Acompanhante Perfeita
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Sing Sing
Eu Vi o Brilho da TV, aclamado terror da A24, ganha data de lançamento no streaming
Mickey 17, com Robert Pattinson, ganha data para chegar ao streaming
Ainda Estou Aqui chega esta semana ao streaming; saiba onde assistir
A Lenda de Ochi, fantasia da A24 com Willem Dafoe e Finn Wolfhard, ganha trailer
Homem-Aranha: Além do Aranhaverso ganha primeiras imagens e data de estreia
The Beatles: Paul Mescal e Barry Keoghan são confirmados em filmes sobre a banda