Ana de Armas e Julianne Nicholson interpretam filha e mãe em "Blonde" - Reprodução: Netflix
SE LIGA!

"Blonde": Saiba o que aconteceu com a mãe de Marilyn Monroe na vida real

O filme têm gerado inúmera polêmicas, dentre elas misturar fatos fictícios e reais em sua narrativa

FERNANDA AZEVEDO | @fenovello Publicado em 05/10/2022, às 15h00

"Blonde", filme da Netflix, estrelado por Ana de Armas ("Agente Oculto"), vem causando polêmicas desde sua estreia. O fato da produção ser baseada em um livro que possui uma visão ficcional sobre a vida do ícone fez com que as pessoas questionassem o que realmente aconteceu com os personagens ali retratados, dentre elas Gladys Pearl Baker, mãe de de Marilyn Monroe ("Os Homens Preferem as Loiras").

A produção em seu primeiro ato retrata a infância de Marilyn Monroe com sua mãe. Nele vemos como a atriz teve uma juventude complicada, sendo sua mãe retratada como uma pessoa instável.

O filme conta momentos pertubadores de sua infância como, por exemplo, quando Gladys tenta afogar Monroe em uma banheira, ou quando está dirige um carro, com a jovem dentro, bem no meio de um incêndio florestal. No entanto, é preciso esclarecer que existem diferenças entre a Gladys do filme e da vida real.

É verdade que a mãe da atriz tinha uma saúde mental instável, tendo sido diagnosticada com esquizofrênia. Contudo, "Blonde" toma a perigosa decisão de criar situações entre Norma Jeane (nome verdadeiro de Marilyn Monroe) e sua mãe, uma vez que, não há evidências, testemunhas ou informações de que está tenha levado a atriz em direção a um incêndio ou tentado afogá-la.

Na vida real, Norma Jeane era a terceira filha de Gladys Pearl Baker e ao longo da juventude da atriz, os problemas de saúde mental de sua mãe pioraram, levando Marilyn a ser colocada em um orfanato. Após um violento colapso nervoso, Baker ficou internada por vários anos. O quadro instável de sua mãe levou Marilyn Monroe dizer ao público que ela era órfã, apesar de sua mãe ainda estar viva e a identidade de seu pai ser desconhecida. Eventualmente, um colunista de fofocas descobriu que Baker estava realmente viva e que Monroe não era órfã. Quando a notícia do verdadeiro passado da atriz foi divulgada, Baker sofreu outro colapso nervoso e foi internada novamente em uma instuição psiquiátrica. É importante esclarecer, no entanto, que a atriz sempre continuo ajudar financeiramente sua mãe dando-lhe uma mesada mensal e após a sua morte deixou-lhe um fundo fiduciário de cem mil dólares.

O retrato de Gladys Pearl Baker no longa deixa de lado grandes aspectos de sua vida. Essas mudanças não se limitam apenas ao relacionamento de Monroe com sua mãe. O filme e o romance são baseados em alterar, embelezar ou fabricar aspectos da vida da atriz em torno de seus relacionamentos, gravidez e dificuldades.

O próprio diretor, Andrew Dominik ("O Assassinato de Jesse James'), disse que "Blonde" não é uma produção precisa ao afirmar que "é tudo ficção de qualquer maneira, na minha opinião”, uma fala perigosa por estarmos diante de um filme que mistura eventos reais e fictícios.

SOBRE "BLONDE"

A obra é baseada no livro homônimo escrito por Joyce Carol Oates, e é uma especulação da vida de Norma Jeane Mortenson (Ana de Armas) até se tornar uma sex symbol, atriz e modelo Marylin Monroe, na década de 1950 e 60. Uma história reimaginada da vida privada da estrela.

O filme é um retrato fictício da vida dela, contado através das lentes modernas da cultura das celebridades. Oates disse que viu um corte e chamou o longa de “surpreendente, brilhante” e “muito perturbador”. Dizendo que é “uma interpretação totalmente feminista”.

Para completar o elenco da cinebiografia, juntaram-se ao lado de Ana de ArmasBobby Cannavale como Joe DiMaggio, o segundo marido da atriz; Xavier Samuel, como Charlie Chaplin Jr.Evan Williams como Edward G. Robinson; e Adrien Brody, no papel de Arthur Miller, terceiro e último marido da estrela. Sara Paxton ("Aquamarine") completa o elenco como a Sra. Flynn, a governanta da casa de Marilyn e responsável por encontrar seu corpo quase sem vida no quarto.

Após um adiamento, "Blonde" chegou ao catálogo da Netflix no dia 28 de setembro.


Qual foi o melhor filme de 2022 até agora? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Netflix Blonde Ana de Armas

Leia também

Elena, personagem de Giovanna Grigio em Maníaco do Parque, realmente existiu?


Jon M. Chu revela que equipe plantou 9 milhões de tulipas para filmar Wicked


Quem é Nicholas Scratch, citado em Agatha Desde Sempre?


Quem é o Wiccano, personagem de Joe Locke em Agatha Desde Sempre?


Saoirse Ronan revela decepção após perder papel de Luna Lovegood em Harry Potter


Ator de O Sexto Sentido revela que guarda fitas com mensagens de Bruce Willis