- Caveira Vermelha. Crédito: Divulgação/Marvel
POLÊMICA

Art Spiegelman é censurado pela Marvel por comparar Donald Trump com Caveira Vermelha

O texto era uma introdução para coleção Marvel: The Golden Age e será substituído por uma redação de Roy Thomas

Redação Publicado em 19/08/2019, às 17h28

Art Spiegelman, ganhador do prêmio Pulitzer de 1992 por Maus, foi censurado do projeto Marvel: The Golden Age, da Folio Society, depois que a Marvel soliticou que ele retirasse seu texto de introdução para a coleçao, em que faz críticas ao presidente Donald Trump.

Segundo o The Guardian, Spiegelman falou sobre o histórico político da editora, citando a relação do trabalho dos primeiros cartunistas com os acontecimentos históricos como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Até que ele resolveu explorar mais o assunto ao tentar encaixar um personagem específico no contexto atual. Ele afirmou que, no mundo real de hoje, o vilão mais maligno do Capitão América, o Caveira Vermelha, está vivo nos filmes e um Caveira Laranja assombra a América.

+ Rihanna, Cardi B e outros artistas criticam governo de Donald Trump após tiroteio de El Paso

A Folio Society pediu para o cartunista remover ou editar a parte polêmica, porque a Marvel quer continuar apolítica e que não está permitindo suas publicações por ter uma postura política. “Me pediram para alterar ou remover a frase que se refere ao Caveira Vermelha ou a introdução não poderia ser publicada”, disse.

“Eu não me considero especialmente político em comparação com alguns de meus companheiros de viagem, mas quando pediram para eliminar uma referência relativamente anódina a uma Caveira Laranja, percebi que talvez tivesse sido irresponsável sendo brincalhão sobre a terrível ameaça existencial que agora vive, e eu retirei minha introdução", completou.

Spiegelman ainda relembrou o fato do presidente da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter, ser amigo pessoal de Donald Trump, e estabelecer relações financeiras com o presidente. “Uma história reveladora apareceu inesperadamente em meu feed de notícias esta semana”, escreveu.

“Descobri que o bilionário presidente e ex-CEO da Marvel Entertainment, Isaac ‘Ike’ Perlmutter, é amigo de longa data de Donald Trump e conselheiro não oficial", continuou."Descobri, mais uma vez, que tudo é político… Assim como o Capitão América socando Hitler no queixo”, completou.

+ Armie Hammer quer boicotar Marvel por apoio ao presidente Donald Trump, diz TMZ

Marvel: The Golden Age deve ser lançada em setembro e terá introdução do substituto Roy Thomas, editor da Marvel.

Donald Trump Marvel: The Golden Age Art Spiegelman Marvel

Leia também

Por que Dave Bautista, de "Guardiões da Galáxia", perdeu tanto peso?


James Earl Jones, voz de Darth Vader nos cinemas, morre aos 93 anos


Atriz Maidê Mahl, de “O Rei da TV”, é encontrada debilitada em quarto de hotel


Quem é Maidê Mahl, atriz e modelo que desapareceu em SP?


Caso Matthew Perry: Médico e traficante são presos em investigação da morte do ator


Miley Cyrus é homenageada com título de Lenda da Disney: “Orgulhosa de ter sido Hannah Montana”