Jeremy Tardy em Dear White People - Reprodução/Netflix
POLÊMICA

Ator revela saída de Dear White People após sofrer discriminação racial

Jeremy Tardy acusou Lionsgate de oferecer salário menor em comparação a ator branco

Redação Publicado em 12/09/2020, às 11h27 - Atualizado às 12h28

O ator Jeremy Tardy revelou que não irá retornar para a quarta e última temporada da série Dear White People (Cara Gente Branca), da Netflix. Ele acusa a Lionsgate de discriminação racial.

Jeremy, que interpretou o personagem Rashid Bakr na produção, divulgou um comunicado em suas redes sociais dizendo que a produtora se recusou a negociar seu salário após receber uma contraproposta de sua equipe.



O ator disse que essa decisão foi contrária ao que aconteceu com um colega de elenco branco, que recebeu a mesma proposta, mas conseguiu negociar um valor maior.

“Infelizmente não voltarei para a quarta e última temporada de Cara Gente Branca da Netflix por conta da minha experiência com a Lionsgate e suas práticas de discriminação racial", começou dizendo o ator.

+Leia mais: Cuties: Entenda a polêmica envolvendo novo filme francês da Netflix

"Após receber a oferta para retornar para alguns episódios, minha equipe foi notificada que nossa contra-oferta não seria considerada e que a oferta inicial seria “a mais alta e final”. Essa notícia foi perturbadora porque um dos meus colegas brancos - sendo um verdadeiro aliado - revelou que eles fizeram a mesma oferta inicial e negociaram uma contra-oferta de forma satisfatória. Minha equipe revelou essa questão para a Lionsgate e os produtores mantiveram sua posição de que o ator branco estava disponível para negociações enquanto eu não estava - independente dos meus créditos e experiência", acusou o ator.

"Com essa informação, seis membros do elenco recorrente, incluindo eu mesmo, nos organizamos juntos para negar as ofertas iniciais da Lionsgate na segunda-feira 31 de agosto. Nossa intenção foi fazer um movimento poderoso como unidade no processo de negociação e, mais importante, nos posicionarmos no princípio básico de que essa não é simplesmente uma questão monetária. Estávamos todos cientes da notória disparidade salarial entre pessoas negras e nossos colegas brancos nas séries da Netflix e da Lionsgate; então isso tornou flagrantemente óbvio. Entretanto, nosso poder de barganha coletivo foi minado por ofertas paralelas e falta de transparência. Essas táticas levaram alguns indivíduos a assinar contratos antes de o grupo coletivo receber um processo de negociação justo e igualitário.

Essas empresas recentemente lançaram comunicados e até doações em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre). Estou denunciando suas práticas vergonhosas de discriminação e desigualdade racial tendo em mente como eles sempre desvalorizaram e rebaixaram pessoas negras. Ser politicamente correto da boca pra fora com gestos simbólicos não te absolvem da responsabilidade diária de fazer negócios de uma maneira igualitária e justa. O fato que isso ocorreu nos bastidores de um programa cujo propósito é abordar problemas sistêmicos do racismo e da discriminação se mostra a grande auge da hipocrisia. Lionsgate. Netflix. Eu estou te vendo. Nós estamos te vendo.”

 

Em um comunicado divulgado para o Deadline, a Lionsgate negou as acusações de discriminação de Jeremy, afirmando que a questão foi “uma negociação puramente financeira ligada a termos de contrato. A Lionsgate está comprometida a tratar de forma igualitária todos os seus talentos, independente de raça, gênero, idade ou orientação sexual. Estamos muito orgulhosos de Cara Gente Branca e seu espaço na conversa nacional sobre igualdade racial e justiça social, e estamos ansiosos para iniciar a produção da quarta temporada”.

 

 

 


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Netflix Jeremy Tardy Dear White People

Leia também

Por que Dave Bautista, de "Guardiões da Galáxia", perdeu tanto peso?


James Earl Jones, voz de Darth Vader nos cinemas, morre aos 93 anos


Atriz Maidê Mahl, de “O Rei da TV”, é encontrada debilitada em quarto de hotel


Quem é Maidê Mahl, atriz e modelo que desapareceu em SP?


Caso Matthew Perry: Médico e traficante são presos em investigação da morte do ator


Miley Cyrus é homenageada com título de Lenda da Disney: “Orgulhosa de ter sido Hannah Montana”