Fábio Porchat em foto de divulgação de seu programa - Instagram
POLÊMICA

Fábio Porchat defende que façam piadas preconceituosas apesar de não concordar: "Tem um público"

O humorista acredita que não se deve proibir piadas e o preconceito deve ser resolvido na educação

Redação Publicado em 13/08/2020, às 16h13

Fábio Porchat mostrou que desaprova a proibição de piadas preconceituosas apesar de deixar claro que não concorda com esse "humor". Em live do coletivo Bancada do Livro, o humorista disse que é preciso tomar cuidado em tentar barrar que comediantes façam piadas discriminatórias com LGBTs, gordos, negros, mulheres e todas as minorias.

Ele acredita que a mudança tem que começar pela educação e defende que todo o tipo de piada seja feita. "Nada pode ser sagrado. Se é sagrado é intocável, se é intocável é lei", afirmou. "A gente tem que tomar cuidado com o tal 'não pode' [...] A gente tem que poder, a gente tem que optar pelo 'não'. Acho que essa é a evolução da sociedade", acrescentou.

"A gente tem que ter pretos no alto comando, mulheres em igualdade de gênero. É na educação das pessoas que a gente tem que começar. Eu acho que a gente não tem que começar pelas piadas", declarou.

Ele ainda destacou que entende o quanto certas piadas são nocivas para a sociedade, mas que não vê sentido em proibí-las. "É claro que a piada é um reflexo desse preconceito que vem sido criado e é uma coisa que perpetua esse tipo de coisa [preconceito]. Mas a sensação que me dá é que se ficar batendo em 'não pode fazer piada' não vai resolver o problema principal e vai resolver um problema secundário"

+ Leia Mais: Léo Lins insiste na prática da gordofobia e mostra que lucra com insultos: "Não é piada. É negócio"

"Eu, Fábio, não acho graça, não faço piada [com minorias], tento bater no orpressor, não no oprimido. Acho que a gente tem que incluir as pessoas nas piadas. A gente não tem que ter peninha de ninguém. O que eu não acho humano, o que eu não acho digno é eu rir de uma deficiência, eu rir de um sofrimento, não quero propagar, mas isso tem um público", completou. Confira:

 

Fábio Porchat

Leia também

Por que Dave Bautista, de "Guardiões da Galáxia", perdeu tanto peso?


James Earl Jones, voz de Darth Vader nos cinemas, morre aos 93 anos


Atriz Maidê Mahl, de “O Rei da TV”, é encontrada debilitada em quarto de hotel


Quem é Maidê Mahl, atriz e modelo que desapareceu em SP?


Caso Matthew Perry: Médico e traficante são presos em investigação da morte do ator


Miley Cyrus é homenageada com título de Lenda da Disney: “Orgulhosa de ter sido Hannah Montana”