Ele estava em coma há quase dez anos e morreu na noite de quarta-feira (20)
Redação Publicado em 21/11/2019, às 08h14
Morreu, na noite desta quarta-feira (20), o diretor Fábio Barreto, famoso por ter dirigido O Quartilho, longa indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996, e a cinebiografia do ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, Lula, o Filho do Brasil, de 2009.
Ele tinha 62 anos e esteve em coma por quase dez, desde que sofreu um acidente de carro, em dezembro de 2009. Fábio voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim quando tentou desviar de um veículo e capotou o seu carro, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Quem deu a notícia da morte foi a filha do diretor, Julia Barreto.
+ Leia mais: Ativismo, prêmios e fotografias: O que faz de Patti Smith uma lenda da música e da literatura
Nas redes sociais, famosos lamentaram a morte do diretor. Autor de A Dona do Pedaço, atual novela das 21h da Rede Globo, Walcyr Carrasco compartilhou uma foto de Fábio em seu Instagram e escreveu: "Ele deu início à retomada do cinema nacional com O Quatrilho, além de ter dirigido outras grandes produções. Fica aqui meu abraço forte e sentimentos à família."
A atriz Juliana Baroni, que trabalhou com Fábio em Lula, o Filho do Brasil, também homenageou o diretor: "Ele era uma pessoa muito fácil de se conviver. Boa gente, bom diretor, doce e o set era de uma leveza rara e tudo acontecia", lembrou.
+ Leia mais: James Dean retorna ao cinema em CGI após mais de 60 anos de sua morte
O maestro Dori Caymmi também deixou algumas palavras sobre o amigo: "Acabo de receber a notícia da morte do amigo Fábio Barreto, com quem tive o prazer de escrever a trilha sonora do seu filme Beladona. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares", escreveu em seu Instagram. "Descanse em paz, amigo".
Vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), o partido do ex-presidente Lula, o advogado Paulo Teixeira declarou que a morte de Fábio Barreto era "uma perda enorme para o cinema nacional".
+ Leia mais: Além de Star Wars: 10 papéis marcantes de Carrie Fisher, que completaria 63 anos em 2019
O artista visual Gladson Targa foi outro que prestou uma homenagem ao diretor, postando uma arte com a imagem de Fábio e os dizeres: "E nos deixa o grande Fábio Barreto", legendou. "Força para a família. Descansa em paz, Fábio."
James Van Der Beek, de Dawson's Creek, é diagnosticado com câncer
Exame toxicológico de Liam Payne revela consumo de 'coquetel de drogas'
Harry Styles lamenta morte de Liam Payne: 'Sentirei muita falta'
Zayn Malik fala sobre morte de Liam Payne: 'Te amava e respeitava muito'
Louis Tomlinson quebra silencio sobre morte de Liam Payne: 'Perdi um irmão'
One Direction se pronuncia sobre morte de Liam Payne: 'Devastados'