Roman Polanski foi indicado em 12 categorias no César Awards por O Oficial e o Espião, mas não comparecerá à premiação na sexta (28) - YouTube
NOVIDADE

Roman Polanski declara que, por conta de ameaças, não comparecerá ao César Awards, o Oscar francês

Diretor já foi indiciado por estupro e é acusado de abusar sexualmente de diversas mulheres menores de idade

Redação Publicado em 27/02/2020, às 12h07

Com O Oficial e o Espião indicado em doze categorias no César Awards, celebração francesa de cinema organizada pela Academia de Artes e Técnicas do Cinema da França, o diretor Roman Polanski não comparecerá à cerimônia na sexta-feira (28).

Em um comunicado, o diretor revelou que ameaças o fizeram tomar a decisão: "Por diversos dias, as pessoas têm me perguntando se irei ou não à cerimônia. A questão é mais: Como eu poderia? Ativistas estão me ameaçando com um linchamento público", declarou.

+ Leia mais: O Oficial e o Espião, novo filme de Roman Polanski, lidera as indicações ao César Awards, o Oscar francês; confira os indicados

"Alguns falaram em manifestações, outros estão planejando usar o evento como plataforma. Isso promete ser mais como um simpósio do que uma celebração do cinema designada a premiar seus grandes talentos", acrescentou.

Há cerca de 40 anos, o diretor foi indiciado pelo estupro da adolescente Samantha Gailey, de 13 anos. À época, Polanski tinha 43 e o crime teria acontecido na mansão do ator Jack Nicholson, em Los Angeles. Nos anos seguintes, o diretor recebeu outras acusações de abuso sexual, a mais recente sendo a da atriz e fotógrafa Valentine Monnier, que alegou ter sido estuprada pelo diretor em 1975, quando tinha 18 anos.

 


premiação O Oficial e o Espião César Awards roman polanski

Leia também

Por que Dave Bautista, de "Guardiões da Galáxia", perdeu tanto peso?


James Earl Jones, voz de Darth Vader nos cinemas, morre aos 93 anos


Atriz Maidê Mahl, de “O Rei da TV”, é encontrada debilitada em quarto de hotel


Quem é Maidê Mahl, atriz e modelo que desapareceu em SP?


Caso Matthew Perry: Médico e traficante são presos em investigação da morte do ator


Miley Cyrus é homenageada com título de Lenda da Disney: “Orgulhosa de ter sido Hannah Montana”