Instituição sofreu com incêndio e alagamento nos últimos meses, além da falta de investimento do Governo Federal
ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 06/04/2022, às 11h58
A Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da história do audiovisual nacional desde a década de 40, irá reabrir as portas de sua unidade principal para o público de no dia 13 de maio.
Localizada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, a Cinemateca ficou fechada por 18 meses.
Durante o período, o galpão localizado na Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista, sofreu um incêndio e um alagamento que prejudicaram a preservação do patrimônio cultural do cinema brasileiro com vários arquivos, materiais e rolos de filmes danificados.
De acordo com o UOL, a assessoria de imprensa da Sociedade Amigos da Cinemateca, responsável pela organização e gestão da instituição, irá divulgar em breve a programação de filmes e horários para o retorno das atividades.
Os funcionários da Cinemateca acusam o Governo Federal de abandono e corte de verbas, o que dificultou a manutenção do espaço e a proteção do patrimônio cultural ali armazenado.
SOBRE A CINEMATECA BRASILEIRA
Atualmente, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) é responsável pela gestão da instituição e, em novembro de 2021, firmou um contrato de doação com a Secretaria Nacional do Audiovisual (SNAv) para executar um plano emergencial, com fundos provenientes do Instituto Cultural Vale, e reconstituir o Conselho Consultivo da Cinemateca.
A Cinemateca Brasileira ficou fechada por 16 meses, entre 2020 e 2021, o que provocou graves problemas nos equipamentos de restauro, digitalização e duplicação de filmes pela falta de uso e por vazamentos no telhado do laboratório.
Produções da DreamWorks sairão da Netflix até abril
Animações da Disney ficarão mais tempo em cartaz nos cinemas
Com dívida bilionária, artigo aponta que compra da Fox pela Disney foi um erro
Robert Downey Jr. pode estrelar filme derivado de “The Mandalorian”, diz site
Vídeo mostra resgate de Jeremy Renner após grave acidente; confira
Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte