Uma semana após o ocorrido, o Amazon Prime Video revelou o motivo da desclassificação de Chandelly Kidman de "Caravana das Drags" - Divulgação/Amazon Prime Video
NOVIDADE

Prime Video revela motivo de desclassificação em "Caravana das Drags"

Uma semana após o episódio ir ao ar, o serviço de streaming finalmente se pronunciou sobre a expulsão de Chandelly Kidman

Henrique Nascimento | @hc_nascimento - Publicado em 12/05/2023, às 15h30

Uma semana após a exibição do episódio - e depois de dizer que não iria se pronunciar sobre a desclassificação de Chandelly Kidman de "Caravana das Drags" -, o Amazon Prime Video revelou o motivo para a expulsão da drag queens da disputa comandada pro Xuxa Ikaro Kadoshi.

"'Caravana das Drags' é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira", começa o comunicado divulgado nas redes sociais. "O Prime Video não tolera ações, declarações ou opiniões racistas, transfóbicas, homofóbicas e discriminatórias e desencoraja quaisquer ações ou opiniões que possam ser entendidas dessa maneira."

"Esses princípios estão no cerne das regras da 'Caravana das Drags', por isso, decidimos desclassificar uma das participantes que não cumpriu as regras. Também tomamos a decisão de não mostrar cenas que não correspondam aos nossos valores e possam causar dor a muitas pessoas", conclui o texto.

Caravana das Drags é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira. pic.twitter.com/wUeapA3rae

— Prime Video Brasil (@PrimeVideoBR) May 12, 2023

Entenda o caso

No sexto episódio da competição, que foi rodado em Fortaleza, no Ceará, as participantes tiveram que interpretar uma história de cordel. Chandelly se destacou e saiu vencedora do desafio. No entanto, no dia seguinte, Ikaro Kadoshi comunicou às outras participantes que ela havia sido desclassificada de "Caravana das Drags", mas sem entrar em detalhes sobre o motivo.

A falta de explicação gerou curiosidade nos espectadores do programa. Nas redes sociais, internautas apontam que o motivo seria "blackface", ou seja, o ator de se "fantasiar" como uma pessoa negra.

Em episódios anteriores, Chandelly havia sido acusada de se apropriar culturalmente de algumas culturas, aproveitando-se de alguns esteriótipos para fazer a sua drag. Em algumas conversas, que chegaram à edição final do programa, outras participantes chamaram à atenção para a possibilidade de ela ser mal interpretada pelos espectadores, mesmo se não tivesse intenção de se apropriar de cultura alguma.

Porém, a situação teria chegado ao limite no episódio mais recente. Nas cenas que foram ao ar, a participante se inspirou na literatura de cordel para criar um look todo prateado, incluindo a sua maquiagem.

Entretanto, nas redes sociais, internautas divulgaram uma imagem, que supostamente foi resgatada dos bastidores do programa, em que Chandelly aparece com o rosto coberto de maquiagem preta, entendido como uma forma de fazer "blackface". Confira:

Que escolha editorial horrível #CaravanaDasDrags, se houve blackface o público tinha que saber, isso tinha que ser comentador de forma correta dentro do programa, entendo que foi uma forma de “proteger” a participante de um hate, porém jogar indiretas durante o resto do + pic.twitter.com/XmUIm0TuNH

— enzo (@enzod_m) May 5, 2023

Ao longo do episódio, outras participantes, sem revelar o motivo da desclassificação, afirmam repetidas vezes que tentaram alertar sobre o erro que estava cometendo, mas acabou não surtindo efeito, o que resultou na expulsão de "Caravana das Drags".

O que é "blackface"?

"Blackface" é uma forma de racismo. Ele acontece quando uma pessoa usa de elementos da cultura negra para criar uma caricatura de uma pessoa negra. O termo surgiu há muitos anos, nos Estados Unidos, por conta do comediante novaiorquino Thomas D. Rice.

Para as suas apresentações teatrais, Rice criou um personagem chamado Jim Crow, que buscava fazer uma representação esteriotipado do que seria uma pessoa negra. Coberto de maquiagem preta, com o nariz largo e os lábios bem marcados, o personagem usava trapos ao invés de roupas, falava desajeitadamente e agia estupidamente, fazendo trapalhadas.

No Brasil, humoristas como Paulo Gustavo Rodrigo Sant'anna já foram acusadas de reproduzir esses esteriótipos racistas em seus personagens, em um passado bastante recente.

Posicionamento de Chandelly Kidman

Em suas redes sociais, alguns dias após o ocorrido, Chandelly Kidman se pronunciou sobre a expulsão: "Eu humildemente peço desculpas. Como artista e nordestino, com muito orgulho, eu sinto muito", escreveu.

"Respeito a decisão do programa e o que me acalenta é saber que estou aberto a evoluir com tudo o que passei e saber que vou aprender com meus erros. A vida é isso: cair, aprender e levantar", ainda disse.

 

 


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Prime Video Caravana das Drags

Leia também

Nova Cena, reality show brasileiro de rap da Netflix, ganha trailer


Netflix divulga convidados de "Nova Cena", seu primeiro reality musical brasileiro de rap


Reality culinário da franquia "Harry Potter" ganha trailer; assista


Novo reality show japonês quer normalizar romances LGBTQIAPN+ no país


RuPaul Charles perde Emmy de Melhor Apresentador pela primeira vez em 8 anos


"Drag Race México" é renovada para a 3ª temporada