Entenda o que aconteceu no final de "Manifest", que já está disponível no catálogo da Netflix - Divulgação/Netflix
FIM!

Entenda o que aconteceu no final de "Manifest", série da Netflix

Produção, que foi salva do cancelamento pela plataforma de streaming, chegou ao fim com a estreia de seus últimos capítulos

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 05/06/2023, às 08h15 - Atualizado às 09h00

"Manifest" chegou ao fim. Os últimos capítulos da série chegaram no último dia 2 de junho à Netflix, que resgatou a produção do cancelamento para dar um fim apropriado à história dos passageiros do voo 828, que desapareceu em pleno ar, reaparecendo misteriosamente cinco anos e meio depois. Mas o que aconteceu no final da série?

O texto a seguir contém spoilers dos últimos capítulos de "Manifest"!

Ao longo da última temporada de "Manifest", nós descobrimos que os passageiros do voo 828 haviam sido selecionados por Deus para passar por um teste, que não só colocaria a sua capacidade de fazer o bem em xeque, mas também determinar se o mundo chegaria ao fim ou não.

Ou seja, eles precisavam passar pelo teste para evitar o apocalipse. Assim, eles foram agraciados com os Chamados, que eram como visões, para ajudá-los com as suas missões pós-voo 828. Esse "presente" foi concedido quando o avião foi parar na consciência divina, um espaço de conexão com Deus, onde ficou pelos cinco anos e meio em que esteve desaparecido, mesmo que ninguém tivesse notado o tempo passar.

Na realidade, os Chamados eram pequenos testes e levavam a um muito maior, que era evitar a morte de todos os passageiros e, consequentemente, o fim do mundo no dia 2 de junho de 2024. Mesmo sem saber disso tudo a príncipio, eles seguiram as visões até os últimos dias antes da Data da Morte.

Cal Stone (Ty Doran) se sacrifica para salvar os passageiros do voo 828 no final de "Manifest" (Foto: Reprodução/Netflix)

 

Nos episódios finais, Cal Stone (Ty Doran), que tinha uma conexão especial com a consciência divina ao adquirir os poderes da Safira de Ômega - usada para controlar os Chamados -, acaba se sacrificando para se ligar a outra pedra similar, que estava incrustada em um pedaço recuperado da Arca de Noé.

Através do sacrifício, o filho de Ben Stone (Josh Dallas) atrai todos os passageiros do voo 828, incluindo Angelina (Holly Taylor), que acredita ter sido escolhida por Deus e, portanto, só ela e seus seguidores seriam dignos de se salvar ao final. Dessa forma, quando o local de descanso do último pedaço da Arca de Noé regurgita o avião da Montego Airways, que levou os passageiros àquela situação, a garota acredita que ele é a sua própria arca.

O avião da Montego Airways surge após o sacrífico de Cal para levar todos os passageiros do voo 828 ao seu destino final em "Manifest" (Foto: Reprodução/Netflix)

 

Ao mesmo tempo, Ben, Michaela (Melissa Roxburgh), Saanvi (Parveen Kaur) e os outros passageiros tentam convencer Angelina e os seus seguidores de que eles precisam entrar todos juntos no avião para passarem pelo juízo final ou não daria certo.

Em um momento de dúvida, Ben ainda pensa em se vingar da garota, por todo mal que ela provocou, mas Angelina o convence do contrário ao dizer que nunca teve a intenção de matar Grace (Athena Karkanis), esposa do professor.

Assim, ele a pega no colo e a carrega para dentro do avião, cumprindo uma profecia antiga e revelando que a história deveria seguir exatamente daquela forma para que eles tivessem algum sucesso.

Angelina (Holly Taylor) é salva por Ben Stone (Josh Dallas) no final de "Manifest" (Foto: Reprodução/Netflix)

 

Quando todos estão dentro do avião, o capitão levanta voo e, no ar, eles começam a ser julgados. Quem foi uma pessoa ruim, acaba morrendo exatamente como aconteceria caso o voo 828 não tivesse desaparecido. Outros ainda conseguem se redimir, revertendo o seu julgamento no último minuto, como acontece com o golpista Eagan Tehrani (Ali Lopez Sohaili).

Quando eles pensavam que tudo estava bem, uma sombra surge das cinzas dos passageiros mortos tentando levar outras almas. Porém, Ben, Michaela e os outros enfrentam a morte e ela os deixa em paz.

Passageiros do voo 828 lutam contra a morte no último episódio de "Manifest" (Foto: Reprodução/Netflix)

 

Fora do avião, o mundo, que estava explodindo em chamas, volta ao normal e, em seguida, eles entram na consciência divina novamente e retornam a 7 de abril de 2013, data em que o avião deveria ter pousado em Nova York quando sumiu no ar.

Ben reecontra Grace, que está viva, assim como a sua mãe, morta durante o tempo em que eles estiveram desaparecidos. Cal também está de volta, assim como outros passageiros mortos ao longo dos anos em que eles tentaram evitar o fim do mundo. Tirando os que não sobreviveram ao julgamento final, todos receberam uma segunda chance na vida.

Os passageiros do voo 828 recebem uma segunda chance após sobreviverem à Data da Morte no final de "Manifest" (Foto: Reprodução/Netflix)

 

Por fim, Michaela, que havia sido pedida em casamento por Jared (J. R. Ramirez) antes da viagem à Jamaica, decide terminar tudo com o policial, afirmando que há algo muito mais especial para ele no futuro. Ela se refere a Drea Mikami (Ellen Tamaki) e à filha deles, Hope, que nasce logo antes de os passageiros salvarem o mundo.

Em seguida, conversando com Ben e a família sobre ir para casa, ela se lembra de uma conversa que teve com o seu falecido marido, Zeke Landon (Matt Long), de que ele estava no aeroporto no dia em que eles deveriam ter voltado, época em que trabalhava dirigindo um táxi.

Michaela corre ao encontro de Zeke e, quando um senhor tenta entrar no carro, ela o impede, dizendo que o motorista é seu marido. Ele fica chocado, mas decide tentar entender a estranha. Zeke ainda pergunta se eles se conhecem e Michaela diz que sim, prometendo contar tudo a ele no caminho.

Michaela (Melissa Roxburgh) e Zeke (Matt Long) se encontram em 2013 após os passageiros do voo 828 sobreviverem à Data da Morte no final de "Manifest" (Foto: Reprodução/Netflix)

 

Sobre "Manifest"

Lançada em 2018, "Manifest" segue um grupo de pessoas que, após sobreviver a um turbulento voo, descobre que, apesar de os passageiros terem voado por apenas algumas horas, o tempo passou de forma diferente para o resto do mundo e eles ficaram desaparecidos por cinco anos.

Agora, tentando se reajustar à nova realidade, eles precisam lidar com todas as diferenças que vieram com a passagem do tempo, além de novos mistérios acerca do voo que os fez desaparecer e as suas consequências, como os "Chamados", que os levam a ajudar outras pessoas.

"Manifest" conta com Josh Dallas ("Once Upon a Time"), Melissa Roxburgh ("Star Trek: Sem Fronteiras"), J.R. Ramirez ("Jessica Jones"), Athena Karkanis ("Jogos Mortais 4"), Luna Blaise ("Fresh Off the Boat"), Parveen Kaur ("The Strain: Noite Absoluta"), Daryl Edwards ("The Politician") e Matt Long ("Private Practice") no elenco.

Qual é a melhor série da história da Netflix? Vote na sua favorita!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Netflix Manifest

Leia também

Outer Banks vai mesmo acabar após a 5ª temporada? Criadores respondem


Gabriel Leone será protagonista de série baseada em livro de Carla Madeira


Tulsa King, série do Paramount+ com Sylvester Stallone, terá 3ª temporada?


Rudy Pankow se despede de Outer Banks: 'Vou sentir falta'


Quem morre no final da 4ª temporada da série Outer Banks?


Minha Culpa: Londres, com Asha Banks e Matthew Broome, ganha teaser tenso