J.K. Rowling vai demitir ator de série de Harry Potter por apoiar pessoas trans? - Santiago Felipe/Getty Images
EITA!

J.K. Rowling vai demitir ator de série de Harry Potter por apoiar pessoas trans?

Escalado como Severo Snape na série, Paapa Essiedu assinou, recentemente, uma carta contra decisão polêmica da Suprema Corte do Reino Unido

ANGELO CORDEIRO | @OANGELOCINEFILO Publicado em 09/05/2025, às 16h45

Paapa Essiedu (I May Destroy You), o novo Snape no universo de Harry Potter, assinou, recentemente, uma carta contra a decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que definia legalmente o conceito de ser mulher ou homem com base no sexo biológico, algo celebrado por J.K. Rowling, autora da série de livros e abertamente transfóbica.

A atitude de Essiedu levou os fãs a considerarem uma possível demissão do ator da série, que está sendo produzida pela HBO e deve estrear em 2027, mas a própria J.K. Rowling esclareceu que isso não deve acontecer:

"Não tenho o poder de demitir um ator da série e não o exerceria se o tivesse. Não acredito em tirar empregos ou meios de subsistência das pessoas porque elas têm crenças legalmente protegidas que diferem das minhas", afirmou a escritora em suas redes sociais.

I don’t have the power to sack an actor from the series and I wouldn’t exercise it if I did. I don’t believe in taking away people’s jobs or livelihoods because they hold legally protected beliefs that differ from mine. pic.twitter.com/nKcAl3gcvO

— J.K. Rowling (@jk_rowling) May 5, 2025

Quem é Paapa Essiedu, o intérprete de Snape na série Harry Potter?

Paapa Essiedu é conhecido por atuar na série I May Destroy You, em papel que lhe rendeu indicação ao BAFTA de Melhor Ator. Natural de Londres, ele iniciou sua carreira no teatro, onde integrou a Royal Shakespeare Company logo após se formar na Guildhall School of Music & Drama.

À época do ensino médio, o britânico ganhou uma bolsa de estudos para cursar medicina na University College London (UCL), mas optou pela carreira como ator. Aos 25 anos, ele se tornou o primeiro ator negro a interpretar Hamlet.

O ator será mais jovem do que a versão cinematográfica do personagem, interpretada por Alan Rickman. Alan tinha 54 à época do lançamento do primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, enquanto Paapa tem 34 anos.

Além de I May Destroy You, o ator também atuou em O Projeto Lazarus, que lhe rendeu indicação ao BAFTA de Melhor Ator, Black Doves e no episódio Demon 79, de Black Mirror, da Netflix. Recentemente, ele estrelou o longa De Volta ao Mar, ao lado de Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres).

Método de atuação

Em entrevista à revista Mr Porter, Paapa descreveu que separa as suas emoções das emoções do personagem em seu método de atuação. “Não visto meu traje até dois minutos antes de uma peça começar ou estarmos prestes a ir para o set, porque não estou interessado em existir [no personagem] por mais tempo do que o necessário”, disse.

Qual é a história da série?

Segundo Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO, a ideia para a série de Harry Potter é aproveitar a oportunidade de expansão do formato para adaptar fielmente os sete livros lançados por J.K. Rowling entre 1997 e 2007.

A HBO planeja sete temporadas para a série, com cada ano baseado em um livro da franquia. Para isso, a Warner Bros. Discovery está se comprometendo com um plano de dez anos, que pretende apresentar às novas gerações a história do menino Harry Potter que, aos 11 anos de idade, descobre ser um bruxo e entra em um mundo encantado ao se tornar um dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Porém, logo em seu primeiro ano no colégio, o garoto - que misteriosamente derrotou um dos maiores bruxos das trevas quando ainda era apenas um bebê - descobre que o seu novo universo pode ser muito perigoso, com forças do mal agindo na surdina para conquistar não só o mundo dos bruxos, mas o dos humanos também.

J.K. Rowling está envolvida?

Com a intenção de manter a fidelidade na adaptação, a série de Harry Potter contará com J.K. Rowling como produtora executiva, apesar das polêmicas em que a escritora se envolveu nos últimos anos, como a sua forte campanha contra pessoas transgêneros.

Em outubro do ano passado, inclusive, Rowling chegou a dizer que ficaria feliz em ser presa por transfobia: "Aceitaria feliz cumprir dois anos se a alternativa fosse [aceitar] o discurso e a negação forçados da realidade e da importância do sexo", escreveu no X, ex-Twitter. "Vá à justiça, eu incentivo. Será mais divertido do que qualquer tapete vermelho em que estive".

Ao anunciar a série, Casey Bloys ignorou as acusações contra Rowling: "Essa é uma conversa muito online, com muitas nuances e complicações, e não é algo que vamos abordar", declarou. "Nossa prioridade é o que está na tela. Obviamente, a história de 'Harry Potter' é incrivelmente afirmativa e positiva, sobre amor e auto-aceitação. Essa é a nossa prioridade: o que está na tela".

Fonte: Screenrant

LEIA TAMBÉM: Série de Harry Potter escala figurinista vencedora do Oscar


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!

Harry Potter J.K. Rowling HBO Paapa Essiedu

Leia também

Prime Video libera vídeo dos bastidores da 2ª temporada da série Maxton Hall


Conheça Para Sempre..., comédia romantica adolescente da Netflix


2ª temporada de Pacificador, da DC, ganha primeiro teaser trailer; assista


3 séries pós-apocalípticas de ficção científica para quem curtiu The Last of Us


3 séries de ficção científica para quem curtiu O Eternauta


Bad Boy, nova série da Netflix, é baseada em uma história real?