Série mostra representação LGBTQIA+ ao longo dos anos em novelas da Globo - Reprodução/TV Globo
LANÇAMENTO

Série mostra representação LGBTQIA+ ao longo dos anos em novelas da Globo

"Orgulho Além da Tela" estreou no Globoplay na segunda (11)

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/10/2021, às 17h55

A série documental "Orgulho Além da Tela", estreou na última segunda (11), no Globoplay, mostrando a trajetória das novelas da Globo, desde os anos 70 até os dias atuais, acompanhando a evolução da representatividade LGBTQIA+ na sociedade e na forma como ela foi abordada na ficção.
 
Durante os três episódios, a série mostra o impacto das tramas ficcionais em muitas histórias de vida reais. "O recorte foi feito em cima de personagens que tiveram mais espaço dentro das novelas e que foram importantes para criar um diálogo com a sociedade. A gente começa com o primeiro personagem, feito pelo Ary Fontoura em 1970, e, a partir daí, vamos destacando outros que fizeram essa história avançar", conta a diretora geral Antonia Prado.
 
Ao todo, foram 50 pessoas entrevistadas entre elenco da Globo e personagens da vida real que falam sobre a construção desses personagens e o reflexo deles na sociedade. São simbólicos e discutiram de forma mais aprofundada questões que envolvem orientação sexual e identidade de gênero, gerando um debate na sociedade”, destaca o redator Lalo Homrich, que concebeu o projeto a partir de sua tese de doutorado sobre o tema.   
 
A série percorre a trajetória dos personagens LGBTQIA+ ao longo das cinco décadas subsequentes e também resgata importantes marcos da história do país que contribuíram ora para uma maior aceitação das tramas, ora para rejeição das novelas pelo público.
 
Ao traçar essa cronologia, o documentário costura o material de acervo com depoimentos dos atores que deram vida a essas histórias e das mentes criativas por trás das obras, como Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco, Manoel Carlos, Gloria Perez, entre outros. A participação de telespectadores que tiveram suas vidas tocadas por personagens LGBTQIA+ também faz parte dos episódios.
 
A série ainda promove encontros especiais e marcantes entre essas pessoas e os atores que deram vida aos personagens e cenas que se destacaram ao longo dos anos, como Mateus Solano e Antonio Fagundes, o inesquecível Félix e seu "Papito", de "Amor à Vida", com pai e filho que voltaram a se aproximar após a cena final da novela, entre outros momentos de grande emoção.
                                                                 

Globoplay Orgulho Além da Tela

Leia também

"O Eternauta", minissérie baseada em quadrinho argentino, ganha primeiro trailer


Colin Farrell teve de usar prótese peniana bastante excêntrica em "Pinguim"


Prime Video anuncia "Spice Up Our Love", spin-off de "Os Lucros do Amor"


"Round 6" ganha teaser especial da 2ª temporada; assista


"Wandinha": 2ª temporada da série ganha teaser com bastidores


Wanda está morta? Criadora de "Agatha Desde Sempre" fala sobre destino da personagem