Série sobre a história do Brasil na perspectiva afro chega ao streaming; saiba como assistir - Divulgação/Olhar Imaginário
ESTREIA

Série sobre a história do Brasil na perspectiva afro chega ao streaming; saiba como assistir

"Coleção Antirracista", de Val Gomes, tem oitos episódios

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 05/12/2022, às 14h29

A questão racial brasileira na perspectiva do pensamento antirracista e decolonial é foco da série de TV "Coleção Antirracista", de Val Gomes. Todos os oitos episódios da série chegaram ao streaming da SpCine Play.

Os episódios da série, que duram entre 11 a 14 minutos, também estarão disponíveis na Cultnetv - Cultura Negra, o primeiro canal da televisão brasileira 100% dedicado à cultura negra.

A série "Coleção Antirracista" apresenta figuras negras históricas ainda pouco conhecidas, que atuaram nas mais diversas áreas do conhecimento. Outra camada dos vídeos é a trilha sonora, que teve sua pesquisa baseada no encontro de sonoridades negras tradicionais com desdobramentos em ritmos modernos que trazem uma textualidade original aos episódios.

A obra conta com depoimentos da psicóloga Cida Bento, uma das 50 personalidades mais influentes do mundo de acordo com a revista Forbes; da filósofa Sueli Carneiro, a principal intelectual da epistemologia afrobrasileira; da arquiteta e urbanista Joice Berth, autora do livro "O que é empoderamento?"; da Cidinha da Silva, escritora com 17 livros publicados; do historiador e multi-artista Salloma Salomão, influenciador da geração negra contemporânea; do encenador e filósofo José Fernando de Azevedo, diretor da EAD–USP; da psicóloga e pesquisadora racial da UFSC, Lia Vainer Schucman; da publicitária e ativista Neon Cunha, a primeira pessoa trans a denunciar as violências de gênero na OEA (Organização dos Estados Americanos); da artista visual Rosana Paulino, a primeira mulher negra ter uma exposição exclusiva na Pinacoteca (SP); e do tenente-coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, Adilson Paes de Souza, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

Com consultoria do historiador Bruno Garcia, a série conta com equipe de criação e produção extensivamente negra. Formatados para dialogar com público adolescente, jovem e adulto, os episódios são curtos, dinâmicos e fazem uma reflexão crítica sobre o impacto do colonialismo até os dias de hoje.

Animações gráficas trazem leveza à linguagem da obra, ao lado de imagens de arquivo, narração feminina, depoimentos de importantes intelectuais negros e música afrobrasileira contemporânea. Além de fotografias e iconografias, são utilizados também filmes brasileiros de diretores renomados e da produção recente de diretores negros.

Junto com "Coleção Antirracista" será lançado o álbum da trilha musical por QRCode, e um banco de samples curtos com faixas breves. A proposta é que a trilha reverbere na realização de jovens produtores musicais e beatmakers, uma vez que o banco de samples estará livremente disponível para que eles criem suas próprias músicas a partir deste material.

Qual foi a melhor série e/ou minissérie de 2022 até agora? Vote na sua favorita!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Coleção Antirracista Val Gomes

Leia também

Colin Farrell teve de usar prótese peniana bastante excêntrica em "Pinguim"


Prime Video anuncia "Spice Up Our Love", spin-off de "Os Lucros do Amor"


"Round 6" ganha teaser especial da 2ª temporada; assista


"Wandinha": 2ª temporada da série ganha teaser com bastidores


Wanda está morta? Criadora de "Agatha Desde Sempre" fala sobre destino da personagem


Criadora de "Agatha Desde Sempre" comenta 1ª cena de nudez feminina na Marvel