Personagem Eweshe Yawalapiti Waurá com seus pais e equipe do Gente do Xingu - Foto: Divulgação
NOVIDADE

Takumã Kuikuro e Coletivo finalizam filmagens da série Gente do Xingu

Série explora temas como educação, saúde, direitos indígenas e preservação ambiental e estreia no segundo semestre de 2025

ANGELO CORDEIRO | @OANGELOCINEFILO Publicado em 14/02/2025, às 13h00

As filmagens da série Gente do Xingu, chegaram ao fim na última semana. A produção explora temas como educação, saúde, direitos indígenas e preservação ambiental e tem estreia programada para o segundo semestre de 2025.

Ao longo de quase dois meses (entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025), o longa de Takumã Kuikuro foi rodado e acompanhou personagens xinguanos em suas atividades cotidianas, utilizando elementos do cinema direto para retratar a vida no Território Indígena do Xingu, uma área de 2,8 milhões de hectares que une Cerrado e Amazônia. 

A obra, que agora inicia sua fase de edição e pós produção, mergulhará na riqueza cultural e nos desafios enfrentados pelas comunidades indígenas deste local, explorando diversos temas ao longo de nove episódios.

Produzido por equipe 70% indígena, uma coprodução entre a Xingu Filmes, o Coletivo Kuikuro de Cinema, Lamiré Cinema e Vídeo e Olho-Pião Filmes, cada capítulo oferece uma visão detalhada de aspectos essenciais do cotidiano dos povos xinguanos, enfatizando a conexão entre saberes ancestrais e as complexidades do mundo contemporâneo.

"O mês de janeiro foi muito intenso e muito importante pra nós. Junto com a comunidade Kuikuro, no território indígena do Xingu TIX,  finalizamos as gravações da série 'Gente do Xingu'. É um momento muito especial, nós gravamos a primeira série dirigida por indígenas contando sobre nosso povo. Isso nos possibilitou virar protagonistas de nossas próprias histórias. Queremos que a série alcance o grande público, dentro e fora do Brasil. Queremos mostrar a nossa cultura e a nossa luta através do audiovisual. A obra vai mostrar em cada capítulo aspectos essenciais do cotidiano dos povos do Xingu, enfatizando a conexão entre saberes ancestrais e as complexidades do mundo contemporâneo", explica o diretor Takumã Kuikuro.

Já o produtor Vítor Campanário destaca que “após quase dois meses, as filmagens da série Gente do Xingu foram finalizadas. Idealizada e executada pelo Coletivo Kuikuro de Cinema, um coletivo de cineastas indígenas do alto Xingu, liderados pelo  diretor Takumã Kuikuro, a produção foi marcada por uma execução que busca um modo de fazer cinema muito pautado no coletivo, em conversa com práticas ancestrais do povo Kuikuro. Apesar dos desafios logísticos por conta das chuvas, longos  deslocamentos de barco e carros 4x4, a produção ocorreu dentro do planejado. Falada quase inteiramente em línguas originárias como o Kuikuro, e Yawalapiti, demonstrando a diversidade cultural dentro do território, a série entra agora em sua fase de pós-produção e busca canais e plataformas parceiros para sua exibição”.

LEIA TAMBÉM: Ainda Estou Aqui vence quatro categorias do Gold Derby Film Awards 2025


Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 
Gente do Xingu

Leia também

The Chosen, série sobre a trajetória de Jesus Cristo, terá 6ª temporada?


The Chosen terá novas temporadas e séries derivadas, promete criador


Leighton Meester entra para o elenco da 2ª temporada de Ninguém Quer


Franquia Resgate ganhará série derivada com Omar Sy


Jisoo, do BLACKPINK, vai estrelar comédia romântica da Netflix


Criadores de Cobra Kai farão spin-off de De Volta para o Futuro?