O The Poussey Washington Fund vai ajudar pessoas também na vida real
Pedro Rocha Publicado em 25/07/2019, às 18h30 - Atualizado às 19h14
Para a sétima e última temporada de Orange Is The New Black, que a Exitoína Brasil já viu, os criadores resolveram honrar o legado da série – e de uma personagem em especial – com uma ação que vai ter impactos na vida real, do lado de fora das telinhas.
Nesta quinta-feira (25), a Netflix anunciou que vai criar o The Poussey Washington Fund, uma campanha virtual que vai arrecadar dinheiro para ajudar grupos jurídicos sem fins lucrativos, que buscam "desafiar as políticas atuais, a reforma do sistema criminal, o fim da prisão em massa e apoiar a mulheres afetadas por isso", além de proteger imigrantes nos EUA.
++ Já vimos: 'Orange Is The New Black' tem o final que toda boa série merecia ter
"O time criativo de Orange Is The New Black criou o fundo para apoiar organizações em seus esforços para repensar, revisar e reformar a Justiça na América", afirma o anúncio da campanha em seu site oficial.
"Pelo Fundo Poussey Washington, nossos personagem podem viver e continuar a criar impacto mesmo depois do fim da série", diz, em comunicado, a criadora de OITNB, Jenji Kohan.
A campanha, claro, tem como referência a personagem Poussey Washington, vivida por Samira Wiley, que foi morta na ficção por um policial e seu crime nunca foi registrado como assassinato. O acontecimento da série, exibido na quinta temporada, em 2016, foi inspirado no caso real de Eric Garner, morto em 2014 num presídio de Staten Island, em Nova York.
A Exitoína Brasil já viu a última temporada da série, que apresenta o The Poussey Washington Fund na ficção. Por lá, a campanha é criada pela personagem Taystee (Danielle Brooks), melhor amiga de Poussey. "Taystee reconhece uma oportunidade de fazer a diferença para suas colegas presidiárias e nós não vimos um motivo para não lançar a nossa própria iniciativa para ter efeito no mundo real", afirma Kohan no comunicado oficial.
Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site crowdrise.com/pwf.
"Poussey Washington pode ter sido um personagem fictício criado para a televisão, mas sua história de vida e seu destino devastador é real para muitas mulheres neste país", diz a página da campanha.
++ 'Orange Is The New Black' chega ao fim como símbolo de representatividade na TV
A sétima e última temporada de Orange Is The New Black estreia nesta sexta-feira (26) na Netflix, com 13 episódios finais.
Um vídeo foi publicado pela plataforma de streaming para apresentar a campanha. Nele, atrizes da série conhecem fãs de OITNB que foram impactados pela narrativa e se viram representados na produção.
++ 'Orange Is The New Black': para onde vão as principais atrizes da série após o fim?
Ao final, Samira Wiley explica a campanha. "Temos a honra de contar as histórias desses personagens e aprendemos que o sistema está falhando com as mulheres, dentro e fora das prisões", afirma a atriz no vídeo. "O Fundo Poussey Washington nos ajudará a manter o legado de Orange muito depois de a série ter terminado."
Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos
10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer
Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos
"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis
Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix
Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"