Fernanda Montenegro comenta foto como bruxa e é homenageada por artistas no Encontro com Fátima Bernardes - Globoplay
Rainha

Fernanda Montenegro comenta foto como bruxa e é homenageada por artistas

Às vésperas de completar 90 anos, a artista acabou de lançar um livro de memórias

Redação Publicado em 11/10/2019, às 12h07

O Encontro com Fátima Bernardes desta sexta-feira (11) recebeu a atriz Fernanda Montenegro que, apesar de estar com conjuntivite, justificando os óculos escuros, não deixou de bater um papo com a apresentadora Fátima Bernardes sobre o lançamento do livro de memórias Prólogo, ato, epílogo, e a chegada aos 90 anos, no próximo dia 16 de outubro.

Em um dos momentos do programa, Fátima perguntou à atriz se se ela ainda se surpreendia com a repercussão das coisas que Fernanda faz e fala: "Eu acho que sou esquizofrênica", respondeu a atriz, fazendo a apresentadora rir. "Há uma entidade que se criou na minha vida que é pra fora, mas tem uma hora que eu fecho a porta da minha casa e eu sou outra pessoa."

++ A Vida Invisível, com Fernanda Montenegro, é indicado para representar o Brasil no Oscar 2020

A pergunta foi motivada pela repercussão de uma foto em que a atriz é retratada como uma bruxa sendo queimada em uma fogueira de livros. A foto foi tirada pela fotógrafa Mariana Maltoni para a capa de outubro da revista Quatro Cinco Um e chamou a atenção de Roberto Alvim, diretor da Funarte, que criticou a atriz: "Esse convite veio muito antes da crise desse senhor", explicou a atriz. "Há uns dois meses, a Companhia das Letras me perguntou se eu queria, mas eu disse não. E aí teve essa coincidência de terem proibido o livro com os dois rapazes se beijando. Há uma conjuminação de fatos, que de repente se juntam, e aí eu assino embaixo. Mas não houve uma preparação política, ideológica, foi o acaso".

Na capa da revista Quatro Cinco Um, Fernanda Montenegro aparece como uma bruxa (Instagram)

 

Ela ainda mencionou a filósofa Simone de Beauvoir para esclarecer o caso: "Ela fala que o homem é entregue a ele mesmo, que ele tem que fazer tudo, mas o acaso tem sempre a última palavra", comentou. "Eu não queria fazer uma bruxa nariguda, mas na medida em que tomou essa presença de contestação, eu assumo. Não se fez tão a propósito, mas já que aconteceu a conjuminação dos astros, assino embaixo. Não se pode proibir livros.

++ Fernanda Montenegro critica o governo por crise na cultura

Em seguida, a artista foi homenageada por colegas de trabalho, que disseram onde gostariam de estar caso as fogueiras fossem acesas, em referência à foto. Antonio Fagundes, no ar na novela Bom Sucesso, respondeu: "Quando acenderem as fogueiras, quero estar ao seu lado, mas para apagar as fogueiras, com esse livro, Como as democracias morrem", disse o ator, levantando uma cópia do livro de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt.

Marieta Severo, Júlia Lemmertz, Vinícius Oliveira, Dan Ferreira, Luis Lobianco e Bárbara Paz também deram depoimentos. Com uma cópia de Mr. Babenco: Solilóquio a Dois Sem Um, livro de memórias do diretor morto em 2016, Paz clamou: "Fernanda, te amo", ao que atriz respondeu prontamente: "Te amo, filha. Te amo."

Fernanda Montenegro

Leia também

Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos


10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer


Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos


"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"