Cena da temporada final da série 'Orange Is The New Black' - Divulgação/Netflix
MARATONAMOS

"Orange Is The New Black" tem o final que toda boa série merece ter | #CineBuzzIndica

Um dos primeiros grandes sucessos da Netflix, 'OITNB' tem final agridoce e que vai emocionar os fãs

Pedro Rocha Publicado em 25/07/2019, às 16h04 - Atualizado às 20h47

Faltam apenas algumas horas para a estreia da sétima e última temporada da série Orange Is The New Black, que chega à Netflix nesta sexta-feira (26), mas o CineBuzz já maratonou todos os 13 episódios finais, disponibilizados especialmente para nós pelo serviço de streaming. A seguir, vamos dar o nosso veredito, sem spoilers, sobre o fim da série. 

Já podemos começar com uma dica: veja todos os episódios com uma caixinha de lenços do lado. Em cada um dos 13 episódios há, pelo menos, um grande acontecimento extremamente emocionante – a maioria deles, talvez, seja triste, mas há espaço para muitos momentos alegres. 

Não podemos entregar muito do enredo da temporada final, mas já vamos adiantar que, em sua última temporada, a série continua trazendo os principais elementos que fizeram dela um dos primeiros grandes sucessos da Netflix. OITNB, talvez, tenha sido inclusive uma das responsáveis por popularizar o serviço de streaming em todo o mundo. 

Boa parte desse sucesso se dá ao realismo da produção, que, além de ser baseada na história real de Piper Kerman, a cada nova temporada traz elementos do mundo real para a sua trama – seja o movimento Black Lives Matter ou a luta das pessoas LGBTQ+. Na temporada final não seria diferente. Um dos temas centrais dos últimos episódios não poderia ser mais crítico e atual: o drama dos centros de detenção de imigrantes nos Estados Unidos. 

Mas, além disso, Orange Is The New Black faz sucesso pelas histórias intensamente humanas – com um time de roteiristas muito bem liderado por Jenji Kohan. Talvez por isso, por sua boa escrita, a série se encerra do jeito que toda boa série deveria chegar ao fim: emocionante, concisa e bem-amarrada.

Talvez estivéssemos muito emocionados ao final, mas não notamos uma ponta solta sequer. Até mesmo personagens que estavam sumidos há muito tempo retornam para encerrar suas histórias e dizer adeus.

E a boa escrita de Orange Is The New Black mostra que é, sim, possível ter um final agridoce – não necessariamente feliz ou triste – sem decepcionar os fãs. Vai ter choro, mas risos também. 

A graça de Orange Is The New Black, e o que fez os seus fãs tão devotos, é que, por mais que às vezes seja duro, ela retrata a vida, retrata pessoas reais e histórias que, mesmo fictícias, são também extremamente reais. Claro que o ideal seria ver todas as injustiças sociais mostradas na série sendo corrigidas, mas a vida não é assim. A vida não é justa. A sociedade não é justa. 

Nem todo mundo se redime. Alguns personagens têm finais devastadores. Mas, pelo menos, fazendo um balanço, a mensagem final é mais de esperança que desilusão. Sabe o espírito alegre e sempre otimista da Poussey? A temporada final nos deixa exatamente assim. E, olha, não podemos contar muito, mas ela estaria bem orgulhosa!  

Orange is the New Black Netflix

Leia também

Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos


10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer


Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos


"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"