Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam - Instagram
EITA

Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam

Processo é baseado em uma citação na minissérie

Redação Publicado em 15/10/2019, às 09h21

Uma companhia de treinamento e orientação profissional está processando a plataforma de streaming Netflix e a diretora Ava DuVernay por uma citação em Olhos Que Condenam (When They See Us), minissérie que retrata o caso de cinco garotos negros que foram injustamente acusados e encarcerados por, supostamente, terem estuprado e deixado uma mulher à beira da morte no Central Park, em Nova York, em 1989.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a autoria do processo é da Companhia John E. Reid and Associates, responsável pelo desenvolvimento de um método de interrogação batizado de A Técnica Reid, mencionada no último episódio da minissérie. Em uma conversa, dois personagens discutem e um deles diz: "Você espremeu depoimentos deles após 42 horas de questionamento e coerção, sem comida, sem pausas para usar o banheiro e sem supervisão dos pais. A Técnica Reid tem sido universamente rejeitada".

++ Diretora revela que 'Olhos que Condenam', da Netflix, foi vista por mais de 23 milhões de pessoas

O processo questiona justamente a noção de que a técnica seria universalmente rejeitada. Além disso, a companhia também não gostou de ver a técnica ligada ao caso da Corredora do Central Park, como o fato ficou conhecido.

"A conduta descrita não é a Técnica Reid", afirmou o advogado da companhia. "O programa falsamente representa forçar e coagir jovens para conseguir depoimentos, após longas horas de questionamento sem comida, pausas para o banheiro ou a supervisão dos pais é sinônimo da Técnica Reid."

A Netflix ainda não comentou o processo.

Ava DuVernay Netflix Olhos que Condenam When They See Us

Leia também

Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos


10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer


Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos


"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"