Cena da série Watchmen, da HBO, e dos quadrinhos originais - HBO/DC
INÉDITO

Watchmen estreia hoje! Confira diferenças entre a nova série da HBO e os quadrinhos originais

Nova série estreia dia 20 de outubro na HBO e traz de volta legião de (anti) heróis em realidade alternativa aos quadrinhos

Redação Publicado em 20/10/2019, às 10h00

Os quadrinhos de Watchmen retornam a mais uma produção audiovisual em formato de série limitada pela HBO no dia 20 de outubro. Publicados em doze edições entre 1986 e 1987, a HQ com roteiro de Alan Moore e arte de Dave Gibbons trouxe à tona uma importante mudança comportamental nos quadrinhos de heróis ao questionar seus papéis e retratá-los como indivíduos também a margem da lei, levando-os a serem enquadrados até como anti-heróis. 

Pelas mãos do criador, roteirista e produtor-executivo Damon Lindelof, o elenco de peso tem recebido críticas positivas da imprensa norte-americana - que já assistiu aos episódios da série. Com Regina King, Don Johnson, Jeremy Irons, Tim Blake Nelson e Louis Gossett Jr., entre outros, a série de Watchmen não será totalmente fiel às HQ’s, mas será como um “remix”, como o próprio Lindelof sinalizou. 

++Novo trailer de Watchmen mostra personagens obcecados por justiça

Ao todo, a série terá nove episódios e deve ser a única temporada da trama nas mãos do criador, de acordo com ele próprio. 

Em 2009, um filme de mesmo nome pelas mãos do diretor Zac Snyder foi feito e travou a primeira produção audiovisual a ser levada ao público baseada nos quadrinhos da década de 1980. Agora, a série promete explorar ainda mais as relações entre os vigilantes e a criminalidade de uma cidade corrompida que tem como pano de fundo motins contra a injustiça social e a guerra a minorias. 

Abaixo, saiba algumas diferenças entre os quadrinhos originais e a série inédita da HBO: 

++Sophie Turner já tem papel na televisão após Game Of Thrones

Os quadrinhos se passam no contexto da Guerra Fria

(DC)

 

Originalmente publicadas entre 1986 e 1987, as HQ’s do grupo Watchmen são ambientadas no contexto da Guerra Fria e a história se passa em 1985, na qual os Estados Unidos viviam um momento delicado com a iminência de uma eclosão de uma guerra nuclear contra a União Soviética a qualquer momento. 

Diferentemente dos quadrinhos, a série acompanha um EUA contemporâneo, na cidade de Tulsa, no estado do Oklahoma. Assim, a narrativa se passa 34 anos após a premissa original e promete abordar outros temas cintilantes na sociedade atual. 

++HBO anuncia lançamento de minissérie em homenagem a Santos Dumont

Racismo, extremismo branco, brutalidade policial e outros são assuntos mais focados na série

(HBO) 

 

Enquanto os quadrinhos originais tinham como pano de fundo as tensões políticas e a iminência de uma guerra nuclear que poderia dizimar o mundo, tratando do poder bélico e hegemônico dos EUA, a série de 2019 tratará de alguns assuntos mais atuais e sociais. 

Questões como racismo, medo iminente de ataques terroristas, brutalidade policial e supremacia branca serão assuntos tratados em meio aos acontecimentos da narrativa, que vão de encontro com as pautas contemporâneos tratadas nos Estados Unidos.

++Amy Adams se junta a Laura Dern em produção de nova série de drama para HBO

Com a eleição de Donald Trump, a direita conservadora viu sua ascensão nos últimos anos no país e a supremacia branca em detrimento da comunidade negra viu tomar proporções grandiosas, com movimentos como o #BlackLivesMatter tomando certa urgência.

O porte de armas legalizado também ressoou ultimamente com as mortes em massa em escolas e prédios públicos em que pessoas com metralhadoras atiravam para todos os lados e deixavam uma grande quantidade de mortos, sendo temas que serão trabalhados na série com um gancho atual. 

O ponto de partida da série é diferente dos quadrinhos

O comediante dos quadrinhos de Watchmen (DC) 

 

A narrativa dos quadrinhos de Watchmen tomam lugar após a morte de um dos vigilantes mascarados, o Comediante, em que os justiceiros se reúnem para apurar e fazer justiça à sua morte. 

Na produção audiovisual de Dave Lindelof, o ponto de partida é outro: supremacistas brancos seguidores do personagem Rorschach - que se intitulam como “O Sétimo Calvário” - cometem ataques simultâneos nas casas de membros da polícia, fazendo com que a sociedade de Tulsa e arredores entre em desequilíbrio. Assim, os policiais também começam a usar máscaras - na cor amarela - em uma medida de segurança forçada. 

++Greta Thunberg é comparada a personagem de His Dark Materials por roteirista da série

A personagem de Regina King não existe nos quadrinhos

Regina King como Angela Abar na série da HBO (HBO) 

 

A atriz de 48 anos Regina King será a detetive Angela Abar, conhecida também sob o codinome Sister Night (Irmã da Noite, em tradução livre). A personagem em questão não existe nos quadrinhos e coloca um grande protagonismo nas mãos de uma mulher negra na série. 

De acordo com a sinopse e prévias divulgadas, Angela Abar será uma das responsáveis que tentarão parar a revolução e guerra iniciada pelo “Sétimo Calvário”. Ela usa algumas máscaras e é retratada usando uma longa capa preta. 

++Filme de comédia com Meryl Streep é comprado pela HBO Max

De acordo com o TV Line, Regina King falou um pouco mais de sua personagem durante o evento do Television Critics Association em julho. 

“Assim como todos nós, ela é um produto de suas experiências e de seu ambiente, e como vocês verão ao longo dos episódios, ela sente a necessidade de usar diversas máscaras. Eu acho que como vemos muito da história em Tulsa pelos olhos de Angela, somos lembrados de como vivemos o dia a dia colocando e tirando as máscaras. Isso é diferente de qualquer personagem que já interpretei”, disse a atriz vencedora do Oscar.

++Ruby Rose estrela como Batwoman em primeiro trailer da série

Há mais personagens mulheres na série do que nos quadrinhos

Ao contrário da narrativa original e do filme feito em 2009, um protagonismo feminino é maior na série de 2019 no quesito do elenco principal. Além do papel de Regina King, outras atrizes entram em cena para caracterizar a trama, como no caso de Jessica Camacho no papel de Pirate Jenny e de Frances Fisher como Frances Crawford. 

Além delas, Sarah Vickers faz a vez de Ms. Crookshanks e a atriz estadunidense Hoong Chau interpreta Lady Trieu. Todas as personagens acima citadas não existem na história original e foram criadas para a série de agora. 

++Zoe Kravitz irá interpretar Mulher-Gato em novo filme do Batman

A única que contraria as novidades é a personagem Laurie Blake - personagem que já existia na história original - sendo interpretada por Jean Smart. Nos quadrinhos, a mãe de Laurie foi a primeira vigilantes a obter certo lucro em cima do combate ao crime e é retratada como ex-mulher de Dr. Manhattan. 

Eles não possuem superpoderes

Dr. Manhattan nos quadrinhos (DC) 

 

Nos quadrinhos, o único personagem que possui algum tipo de superpoder é Dr. Manhattan, o qual é um cientista nuclear que acabou desintegrado em uma experiência e voltou à vida por meio da união de seus átomos. Ele surge aqui como um ser que pode manipular a matéria e não ficar preso a um certo tempo e espaço. 

Na produção da HBO, porém, além do Doutor Manhattan não estar presente, nenhum deles é retratado com poderes sobrenaturais. Todos os personagens são enquadrados como indivíduos que podem ou não viver a margem da lei, fazendo justiça com as próprias mãos diante de uma sociedade corrompida. 

++Brandon Routh retorna ao papel de Superman, agora no 'Arrowverse'

Os capítulos dos quadrinhos têm nomes referentes a cultura popular e da filosofia

(HBO)

 

Os quadrinhos originais de Watchmen foram realizados em um total de doze edições. Os nomes de cada um deles fazia referência a passagem literária ou musical do último quadrinho da história presente naquela edição. Citações a Nietzsche, a Bíblia e até a Jimi Hendrix e Bob Dylan foram feitas. 

Como a série não bebe integralmente da fonte original para ser realizada, os títulos dos nove episódios não fazem referência direta à filosofia ou a ícones do rock, mas sim foram escolhidos de acordo com o que o episódio fala e reflete melhor. 

++O Jorah de 'Game of Thrones' vai ser o Batman da série 'Titãs'

O primeiro episódio da série, por exemplo, se chama É verão e estamos ficando sem gelo, em tradução livre, e o último recebeu o título de O ser extraordinário.  

regina king HQ Watchmen HBO

Leia também

Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos


10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer


Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos


"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"