Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, volta ao ar nesta segunda-feira (24) - Globo/Renato Rocha Miranda
NOVIDADE

Relembre as principais tramas de Mulheres Apaixonadas, de volta ao ar no canal Viva

Novela de Manoel Carlos foi originalmente exibida em 2003 e protagonizada por Christiane Torloni e Tony Ramos

Redação Publicado em 24/08/2020, às 13h21

Sucesso de Manoel Carlos, Mulheres Apaixonadas volta ao ar no canal Viva a partir desta segunda-feira (24). A novela trazia a história de Helena (Christiane Torloni), casada há 15 anos com Téo (Tony Ramos), mas que decide viver uma paixão com um antigo namorado, César (José Mayer).

+ Leia mais: Bruna Marquezine aparece em famoso letreiro de Londres e fãs comemoram; confira

Exibida originalmente em 2003, a trama abordou assuntos como a violência doméstica e a criminalidade no Rio de Janeiro, mobilizou campanhas a favor do desarmamento e trouxe um romance lésbico para o horário nobre da Globo. Para celebrar o retorno da produção, relembre as principais histórias de Mulheres Apaixonadas:



VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO E DESARMAMENTO

Quando Mulheres Apaixonadas já estava na metade, um momento marcou a trama profundamente: a garota de programa Fernanda (Vannessa Gerbeli) ficou presa no meio de um tiroteio junto a Téo, personagem de Tony Ramos. Ao tentar escapar, ela acaba levando um tiro e é socorrida, mas acaba morrendo algum tempo depois.

A partir daí, ficamos apenas com a pequena Salete (Bruna Marquezine), que ficou marcada por seus choros intermináveis pela morte da mãe e emocionou milhões de brasileiros. O drama acabou ajudando a falar não só sobre a violência no Rio de Janeiro, mas estimulou diversas campanhas pelo desarmamento na época.

+ Leia mais: Anitta critica o presidente Jair Bolsonaro após ameaça a jornalista: "Ignorância mental e falta de intelecto"

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Depois de dois meses em que estava no ar, o elenco de Mulheres Apaixonadas foi engrossado por Dan Stulbach, que interpretava Marcos, o marido abusivo e agressor da professora Raquel (Helena Ranaldi). Além de controlar a vida da esposa e apresentar características psicopáticas, Marcos ficou marcado por usar uma raquete para espancar Raquel, em uma das sequências mais marcantes e chocantes de toda a novela.

+ Leia mais: Fina Estampa: Humilhado, Baltazar ataca Crô, passa mal e acaba internado

AGRESSÃO CONTRA OS AVÓS

Quem também causou bastante ódio aos espectadores de Mulheres Apaixonadas foi a mimada Dóris (Regiane Alves), que costumava espancar os avós, Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva), além de xingá-los e tratá-los grotescamente. A situação só mudou quando o pai dela, Carlão (Marcos Caruso), descobriu o que a filha fazia e a espancou com um cinto. No final, ela acabou se redimindo de seus pecados.

+ Leia mais: Novo Mundo: Domitila é humilhada por Leopoldina e leva um tiro de Dom Pedro

ROMANCE PROIBIDO

No drama de Manoel Carlos, Lavínia Vlasak interpretou a socialite Estela, que acabou se envolvendo em uma das tramas mais polêmicas da novela: ela se apaixonou pelo padre Pedro (Nicola Siri). Eles até tentaram lutar contra a paixão proibida, mas no final o amor falou mais alto e eles acabaram juntos.

+ Leia mais: Malhação - Viva a Diferença: Marta fica chocada ao descobrir segredo de Clara e oferece ajuda

HOMOSSEXUALIDADE

Coincidentemente, Mulheres Apaixonadas volta ao ar bem no Mês da Visibilidade Lésbica e a novela voltará a apresentar o romance entre Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), que lutaram durante toda a trama para poderem ficar juntas. Como o tema ainda era um tabu muito grande na época, elas nunca se beijaram, mas o autor resolveu o "problema" de uma forma criativa: colocou as duas para encenarem a peça Romeu & Julieta, de William Shakespeare, e, no final, eles trocavam um delicado selinho.

 


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Mulheres Apaixonadas

Leia também

Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos


10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer


Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos


"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"