- Christian Malheiros, Bruna Mascarenhas, Jottapê em Sintonia. Crédito: Rafael Morse/Netflix
ESTREIA

Sintonia, parceria de Kondzilla e Netflix, faz retrato cru da juventude paulistana

Já vimos a nova série nacional da Netflix, que estreia nesta sexta-feira (9)

Pedro Rocha Publicado em 08/08/2019, às 17h00

A Netflix estreia nesta sexta-feira (9) a sua mais nova produção nacional, o drama Sintonia, feito em parceria com o Kondzilla, conhecido por seu canal no YouTube de clipes de funk, que somam bilhões de visualizações.

A ficção apresenta histórias muito reais. Ambientada na periferia de São Paulo, a série retrata o mundo dos bailes funk e das drogas. Poderia ser um clichê, mas é a realidade de milhares de pessoas na capital paulista.

++ 'Mindhunter', 'Glow' e 'As Telefonistas': veja o que chega à Netflix em agosto

Quase numa metalinguagem, a série traz como protagonista Doni (MC Jottapê), um jovem que tenta a carreira como funkeiro. Ele, porém, é passado para trás quando tem uma música de sua autoria gravada por um grande grupo.

Ao mesmo tempo, seus amigos de infância, Rita (Bruna Mascarenhas) e Nando (Christian Malheiros), enfrentam problemas com o tráfico de drogas na região em que vivem. Nando é obrigado a cometer vários crimes para sustentar a família, enquanto Rita intercala momentos de festa e uso de drogas com o culto a uma religião evangélica.

++ Sintonia, Glow e as outras estreias do final de semana no streaming

Há uma busca para alcançar um retrato fiel nos mínimos detalhes. Os cenários são reais. É fácil reconhecer desde os pontos turísticos de São Paulo até locais da periferia.

Os diálogos também se aproximam do que seria o real. Em alguns momentos, para quem não está acostumado, é até difícil entender as conversas por conta das gírias utilizadas. Só não é legal, mesmo que seja algo baseado na realidade, ouvir Doni, heterossexual, utilizando o pejorativo termo “viado” como interjeição o tempo inteiro. Além de cansativo é ofensivo e desnecessário.

Sintonia Netflix KondZilla

Leia também

Iran Lima, o Seu Candinho Manso da "Escolinha do Professor Raimundo", morre aos 89 anos


10 mortes em séries que, mesmo após anos, ainda nos fazem sofrer


Atriz Ilva Niño, de "Roque Santeiro", morre aos 89 anos


"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"