Cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (30) com a presença de Francis Ford Coppola, que apresentou seu longa Megalópolis, exibido após a premiação
ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 31/10/2024, às 14h00
A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realizou na noite de quarta-feira (30) a cerimônia de encerramento do evento no Espaço Petrobras, na Cinemateca Brasileira.
Com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman, a solenidade realizou a entrega dos prêmios desta edição, entre eles o Prêmio Leon Cakoff, entregue para o cineasta Francis Ford Coppola, que estava presente no evento.
A premiação foi seguida da exibição do filme mais recente do diretor americano, Megalópolis. Confira a seguir a lista completa dos títulos premiados:
Os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público foram submetidos ao Júri, formado nesta edição pela atriz brasileira Camila Pitanga, pelo ator e cineasta português Gonçalo Waddington, pela curadora e produtora Hebe Tabachnik, pelo produtor Kyle Stroud, pelo diretor e escritor iraniano Mohsen Makhmalbaf e pelo crítico de cinema francês Thierry Meranger.
Os jurados escolheram Familiar Touch, de Sarah Friedland, e Hanami, de Denise Fernandes, como os melhores filmes de ficção.
Como melhor documentário, premiaram No Other Land, de Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham, e Sinfonia da Sobrevivência, de Michel Coeli. Também concederam o prêmio de melhor direção para Adam Elliot, da animação Memórias de um Caracol.
O público da 48ª Mostra escolheu, entre os longas internacionais, O Caso dos Estrangeiros, de Brandt Andersen, como melhor filme de ficção, e Balomania, de Sissel Morell Dargis, como melhor documentário.
Entre os brasileiros, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, recebeu o prêmio de melhor ficção, e 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, o de melhor ficção.
A escolha do público é feita por votação. A cada sessão assistida, o espectador recebe uma cédula para votar com uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final do filme. O resultado proporcional dos filmes com maiores pontuações determina os vencedores.
A imprensa especializada que cobre o evento e tradicionalmente confere o Prêmio da Crítica também participou da premiação elegendo Manas, de Marianna Brennand, como melhor filme brasileiro, e Levados Pelas Marés, de Jia Zhangke, como o melhor longa entre os estrangeiros.
A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema também realiza tradicionalmente uma premiação que escolhe o melhor filme brasileiro. Neste ano, o eleito foi Intervenção, de Gustavo Ribeiro.
Pela segunda vez, a Netflix vai entregar um prêmio no festival, que será concedido a um filme brasileiro participante da Mostra deste ano que ainda não tenha contrato com um serviço de streaming. O longa premiado nesta 48ª edição foi Serra das Almas, de Lírio Ferreira.
O prêmio do Projeto Paradiso Mostra dá apoio à distribuição nos cinemas a um dos filmes da seção Mostra Brasil que recebeu maior votação do público. O aporte serve para complementar a distribuição da obra nas salas de cinema brasileiras e ajudar a sua estreia nas telas nacionais. Neste ano, o Prêmio Paradiso foi concedido ao filme Malu, do diretor Pedro Freire.
O Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil premia pela terceira vez na Mostra o trabalho de um diretor de arte que tenha se destacado no festival. Neste ano, Mathé recebe o prêmio pela Direção de Arte pelo seu trabalho no filme Hanami, de Denise Fernandes.
LEIA TAMBÉM: Anora, Maria Callas e mais destaques da 48ª Mostra de Cinema de São Paulo
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- "Wish: O Poder dos Desejos"
- "A Sociedade da Neve"
- "Anatomia de uma Queda"
- "Pobres Criaturas"
- "Duna: Parte 2"
- "Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2"
- "Divertida Mente 2"
- "Bandida: A Número Um"
- "Um Lugar Silencioso: Dia Um"
- "Deadpool & Wolverine"
- "É Assim Que Acaba"
- "Alien: Romulus"
- "Motel Destino"
- "Tipos de Gentileza"
- "O Corvo"
- "Longlegs: Vínculo Mortal"
- "Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice"
- "Não Fale o Mal"
- "Silvio"
- "Coringa: Delírio a Dois"
Ainda Estou Aqui mira campanha ao Oscar 2025 em Melhor Filme, Melhor Atriz e mais
Anora lidera número de indicações ao Gotham Awards; veja lista
A Substância concorrerá ao Globo de Ouro como musical/comédia
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vence prêmio em festival canadense
Fernanda Torres receberá prêmio de Melhor Atriz do Critics Choice por Ainda Estou Aqui
"Ainda Estou Aqui" e "Motel Destino" irão representar o Brasil nos prêmios Goya e José María Forqué