Lady Gaga não apareceu em Melhor Atriz e Denis Villeneuve não foi indicado a Melhor Direção - Divulgação/Universal Pictures/Getty Images/Jeff Spicer
OSCAR 2022

Lady Gaga, Denis Villeneuve e mais: Confira os esnobados do Oscar 2022

"A Crônica Francesa", de Wes Anderson, é outra ausência sentida nas categorias técnicas

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/02/2022, às 12h26 - Atualizado em 26/03/2022, às 14h30

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta terça-feira (8), os indicados à 94ª cerimônia do Oscar, que acontecerá no próximo dia 27 de março. Se, por um lado, as pessoas comemoraram indicações como a de Kristen Stewart, por seu papel em "Spencer", e surpresas como japonês "Drive My Car", indicado a Melhor Filme e Melhor Direção, algumas esnobadas também fizeram barulho.

Nomes como o de Lady Gaga, por sua atuação em "Casa Gucci", e Denis Villeneuve, pela direção de "Duna", eram nomes já dados como certos nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Direção, respectivamente. Também passaram longe do crivo da Academia filmes como "A Crônica Francesa", de Wes Anderson, e "Noite Passada em Soho", de Edgar Wright, que não apareceram em categoria alguma. A seguir, confira todos os nomes esnobados no Oscar 2022:

 

A principal ausência é a de Lady Gaga na categoria de Melhor Atriz. A cantora vinha aparecendo em diversas premiações por sua performance em "Casa Gucci", incluindo as principais da temporada até aqui: o Critic's Choice, o Globo de Ouro, o SAG (Sindicato dos Atores) e o BAFTA, mas no Oscar ficou pelo caminho, para desespero dos little monsters.

 

Se "Duna" conseguiu dez indicações, entre elas a de Melhor Filme, o caldo entornou para o lado do diretor Denis Villeneuve. O cineasta não foi lembrado na categoria de Melhor Direção, na qual estava cotadíssimo.

 

O documentário do National Geographic, disponível no Disney+, sobre o resgate de 12 garotos de um time de futebol juvenil em uma caverna inundada na Tailândia, apareceu na shortlist do Oscar na categoria de Melhor Documentário e era uma aposta quente, no entanto, ficou de fora dos cinco indicados.

 

Em diversos sites de aposta, a atriz Ruth Negga parecia ter sua atuação por "Identidade" garantida na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. O que não aconteceu. A atriz ainda concorre ao SAG na mesma categoria.

 

Outra atriz esnobada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante foi Caitriona Balfe, que vinha sendo lembrada em outras premiações por sua performance em "Belfast". O Oscar esqueceu ela no churrasco.

 

O filme de Lin-Manuel Miranda estrelado por Andrew Garfield tinha o suporte da Netflix para conseguir algumas indicações mas só foi lembrado na categoria de Melhor Ator com Garfield. Decepção, né?

 

O filme do sempre simétrico Wes Anderson estava cotado em algumas categorias como Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Morreu na praia com zero indicações.

 

O belíssimo figurino e o design de produção do novo filme de Edgar Wright parecem não ter encantado os membros da Academia. O filme foi mais um esnobado pelo Oscar e não apareceu em nenhuma categoria.

 

E não deu pro Brasil. O curta de Gustavo Milan conseguiu o feito de aparecer na shortlist da categoria de Melhor Curta-Metragem, mas a indicação tão esperada não veio.

 

Premiado no Festival de Cannes com o Grand Prix, o novo filme do diretor Asghar Farhadi também era uma aposta quase certa para aparecer na categoria de Melhor Filme Internacional. Para a surpresa de vários o filme ficou de fora da lista.

 

E por último, vale lembrar a ausência da principal música da Billboard nas últimas semanas: "We Don't Talk About Bruno", de Lin-Manuel Miranda para a animação "Encanto". Tudo bem que a música já não era esperada entre os indicados a Melhor Canção Original pois não apareceu na shortlist da categoria, mesmo assim, fica a lembrança pela bola fora do Oscar.


Leia também:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Lady Gaga A Crônica Francesa Denis Villeneuve Oscar

Leia também

Mostra de Cinema de SP divulga filmes premiados em sua 48ª edição


Ainda Estou Aqui mira campanha ao Oscar 2025 em Melhor Filme, Melhor Atriz e mais


Anora lidera número de indicações ao Gotham Awards; veja lista


A Substância concorrerá ao Globo de Ouro como musical/comédia


Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vence prêmio em festival canadense


Fernanda Torres receberá prêmio de Melhor Atriz do Critics Choice por Ainda Estou Aqui