Apesar de diversas indicações já aguardadas, o Oscar 2022 ainda rendeu surpresas
ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/02/2022, às 13h04 - Atualizado em 26/03/2022, às 13h30
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça (08) os indicados à 94.ª cerimônia do Oscar que acontecerá no dia 27 de março.
Enquanto algumas ausências foram muito sentidas, como a de Lady Gaga, por "Casa Gucci", em Melhor Atriz, e a esnobada em Denis Villeneuve ("Duna") na categoria de Melhor Direção, outras indicações surpreenderam. Confira a seguir:
A animação dinamarquesa de Jonas Poher Rasmussen conseguiu um feito inédito: é o primeiro filme a ser indicado em Melhor Filme Internacional, Melhor Animação e Melhor Documentário. Será que ganha alguma?
A indicação do filme japonês "Drive My Car" na categoria de Melhor Filme Internacional já era esperada. Mas o filme de Ryusuke Hamaguchi surpreendeu ao aparecer em outras duas categorias: Melhor Filme e Melhor Direção.
O novo filme de Pedro Almodóvar não foi selecionado pela Espanha para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional (o comitê do país selecionou "The Good Boss", que não foi indicado). Ainda assim, o drama espanhol mostrou sua força e apareceu em duas categorias: Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz, com Penelope Cruz.
A sequência do clássico dos anos 80, estrelada por Eddie Murphy, não agradou ao público e à crítica, mas isso não foi impeditivo para o Oscar se lembrar do filme na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo. Vale lembrar que outro filme muito detonado chegou a ganhar o Oscar na mesma categoria: "Esquadrão Suicida", em 2017.
Indicado a Melhor Filme Internacional, o filme do Butão não estava entre os mais cotados para conseguir uma vaga na categoria, mas surpreendeu a todos e apareceu entre os nomeados, desbancando filmes como o iraniano "Um Herói", o mexicano "A Noite do Fogo" e o finlandês "Compartment No. 6".