Oscar terá categoria para premiar dublês em 2028 - Filme O Dublê (Divulgação/Universal Studios)
NOVIDADE

Oscar terá categoria para premiar dublês em 2028

A partir do 100° Oscar, que está marcado para 2028 e reconhecerá filmes lançados ao longo de 2027, Academia deve premiar coordenadores de dublês

Angelo Cordeiro Publicado em 11/04/2025, às 16h45

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que a 100ª edição do Oscar terá um prêmio inédito. A categoria será intitulada Achievement inStunt Design, que deve ser traduzida como Melhor Design de Dublês ou Melhor Design de Acrobacias.

A nova categoria passará a valer para 2028 e reconhecerá filmes lançados ao longo de 2027. A conquista dos dublês vem após muita espera e diversas campanhas com mobilizações de alguns setores de Hollywood.

Em comunicado à imprensa, Bill Kramer, CEO da Academia, e Janet Yang, presidente da instituição, falaram sobre a novidade do Oscar. "Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar esta ocasião memorável", afirmaram.

Em 2027, Academia revelará as regras para elegibilidade da nova categoria, enquanto detalhes da apresentação do prêmio serão determinados pelo Conselho de Administração da Academia e pela liderança executiva nos próximos meses.

 

 

 

Melhor Elenco

Vale lembrar que a edição de 2028 do prêmio terá 25 categorias, já que, em 2026, a premiação hollywoodiana terá outra categoria: Melhor Elenco, que premiará diretores de elenco, responsáveis por selecionar os atores e atrizes que vão interpretar personagens.

LEIA TAMBÉM: Emma Corrin e Olivia Colman vão estrelar série de Orgulho e Preconceito da Netflix


Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!

dublês Oscar

Leia também

TV mexicana celebra derrota de Emilia Pérez para Ainda Estou Aqui no Oscar; veja


Adrien Brody, vencedor do Oscar de Melhor Ator por O Brutalista, teve o discurso mais longo da história


Brasil, Letônia e Palestina ganham seus primeiros prêmios Oscar


Mikey Madison vence o Oscar e iguala marca de Jennifer Lawrence


Quem ficou fora do in memoriam do Oscar 2025?


No Other Land vence Oscar e equipe pede 'fim do genocídio do povo palestino'