32º Festival MixBrasil abre nesta quarta (13) com homenagem a Bruce LaBruce - Rebecca Sapp/WireImage
CULTURA DA DIVERSIDADE

32º Festival MixBrasil abre nesta quarta (13) com homenagem a Bruce LaBruce

A abertura acontece às 20h, no CineSesc, com a exibição do filme Avenida Beira-Mar, após a entrega do Prêmio Ícone Mix para Bruce LaBruce

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/11/2024, às 17h45

Considerado o maior evento cultural LGBTQIAPN+ da América Latina, o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade começa nesta quarta-feira (13), no CineSesc, em São Paulo, com uma homenagem a Bruce LaBruce, que receberá o prêmio Ícone Mix.

O canadense é um dos mais instigantes cineastas contemporâneos da cena independente, e ganhará também a exposição em sua homenagem, Bruce LaBruce: sem censura, no MIS e apresentará seu novo filme O Intruso.

A abertura contará ainda com exibição do filme Avenida Beira Mar de Bernardo Florim e Maju de Paiva. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 18h30, na bilheteria do cinema.

Além disso, haverá uma apresentação da Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo Estrela do Terceiro Milênio – com o enredo "Muito Além do Arco-Íris! Tire o preconceito do caminho que nós vamos passar com o amor!".

A 32ª edição terá 93 filmes de 32 países e de 12 estados brasileiros, 11 experiências imersivas, incluindo o novo trabalho com inteligência artificial da artista multimídia brasileira Igi Lola Ayedun, além de exposição, música, literatura, games, festas, performances e workshops.

Com o tema 'É na Luz que a gente se encontra', a programação do festival conta também com o tradicional Show do Gongo, que em 2024 terá a edição especial 'Gongada Drag', e temas como o 'Crescendo com a Diversidade', destinado ao público infantil.

Entre os destaques de cinema estão os internacionais Maré Alta, produção norte-americana estrelada pelo brasileiro Marco Pigossi; Tudo Vai Ficar Bem,vencedor do Prêmio Teddy de Melhor Ficção em Berlim, e os nacionais O Melhor Amigo, de Allan Deberton, Baby de Marcelo Caetano, e o documentário Salão de Baile - This is Ballroom

A programação traz também Emi Ofe, nova obra da artista multimídia brasileira Igi Lola Ayedun, toda gerada por inteligência artificial, a comemoração dos 30 anos de Mercado Mundo Mix, shows com Totô de Babalong, banda Cão, e Edy Star que dividirá o palco com a incomparável Maria Alcina.

De 13 a 24 de novembro, o MixBrasil acontece no Cinesesc, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS - Museu da Imagem e do Som, Teatro Sérgio Cardoso, IMS-Instituto Moreira Salles, Biblioteca Mário de Andrade, Ocupação Artemisia/naUapi, Galeria Vermelho e Galeria Piege. O evento também estará online nas plataformas do Itaú Cultural Play, Spcine Play e Sesc Digital.

O CineClubinho também fará parte do Festival no domingo, 17, com a sessão de curtas Crescendo com a Diversidade que irá exibir produções que trazem histórias como a de uma menina que se declara a outra através de um correio elegante de uma festa junina e um garoto que passa por transição de gênero e descobre novas paixões.

Também serão exibidos curtas da Mostra Competitiva Brasil, em três sessões diferentes que apresentarão 13 produções de diferentes regiões do país, entre segunda (18) e terça-feira (19). Para maiores informações, acesse o site do festival.

LEIA TAMBÉM: Daniel Craig protagoniza cenas quentes com Drew Starkey no trailer de Queer

Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!

 

 

32º Festival MixBrasil

Leia também

Russell Crowe retorna em Gladiador 2, épico de Ridley Scott?


João Pernambuco será homenageado com projeto audiovisual na voz de Glaucia Nasser


Final de Gladiador 2 deixa planos para sequência em aberto; entenda


Bridget Jones 4 ganha trailer dublado e data de estreia no Brasil; confira


Coringa: Delírio a Dois ganha data de estreia nas plataformas digitais


Ingressos de Wicked, com Cynthia Erivo e Ariana Grande, já estão à venda