"Divertida Mente 2": Pixar pressionou por Riley "menos gay" após fracasso de "Lightyear" - Divulgação/Pixar
EITA!

"Divertida Mente 2": Pixar pressionou por Riley "menos gay" após fracasso de "Lightyear"

Executivos receavam que a sequência recebesse a mesma represália de uma parcela do público que criticou "Lightyear" por cena de beijo gay

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 16/09/2024, às 17h09

Após o fracasso de "Lightyear", executivos da Pixar pressionaram para que "Divertida Mente 2" não apostasse em temas LGTBQIA+, fazendo da protagonista Riley "menos gay".

Uma reportagem do IGN, que conversou com pessoas envolvidas com a produção, revela que vários funcionários sofreram pressão dos executivos para que a protagonista sofresse mudanças em seu visual.

O receio dos executivos era que a sequência da animação recebesse a mesma represália de uma parcela do público que criticou "Lightyear" por exibir um beijo entre personagens do mesmo sexo. 

Fontes dizem que houve um cuidado especial para fazer o relacionamento entre Riley e Val, uma personagem coadjuvante apresentada em "Divertida Mente 2", parecer o mais platônico possível, exigindo até mesmo edições na iluminação e no tom de certas cenas para remover qualquer traço de uma suposta "química romântica".

Outra pessoa ouvida pelo site descreveu a situação como "apenas fazer muito trabalho extra para garantir que ninguém as visse como não heterossexuais". "Veja bem, Riley não é canonicamente gay", disse outra fonte.

No filme, o que você viu, nada sobre Riley diz que ela é gay, mas é meio que inferido com base em certos contextos. E então isso é algo que eles tentaram minimizar em vários pontos."

Outro funcionário afirmou que algumas lideranças da Pixar ficam "desconfortáveis" com temas queer em geral, e a insistência em manter esses temas fora de "Divertida Mente 2" foi "uma grande coisa" durante todo o desenvolvimento da continuação.

Problema na gestão

Além disso, problemas nos cargos de liderança e má gestão do projeto tornaram os últimos meses uma verdadeira corrida contra o tempo para finalizar o filme, gerando condições de trabalho desgastantes.

Acho que durante um ou dois meses os animadores trabalharam sete dias por semana”, disse um ex-funcionário, que preferiu se manter anônimo. “Uma quantidade ridícula de trabalhadores de produção, apenas pessoas sendo jogadas em empregos que nunca haviam feito antes… Foi horrível.

Conforme relataram, os funcionários que foram demitidos antes do lançamento de "Divertida Mente 2" não tiveram direito a receber o bônus pela produção. As demissões começaram em Maio, e afetaram 175 funcionários, o que corresponde a 14% da equipe da Pixar.

Quando nos disseram no dia em que fomos demitidos que o bônus é apenas para funcionários ativos, chorei”, afirmou outro ex-funcionário da empresa.

Quando estreia "Divertida Mente 2" no Disney+?

Após uma passagem de sucesso pelos cinemas, que o levou a entrar para a lista das dez produções mais assistidas da história, "Divertida Mente 2" ganhou uma data de estreia no Disney+. Saiba quando clicando aqui.

Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Pixar Divertida Mente 2

Leia também

Academia Brasileira de Cinema anuncia os 6 filmes pré-selecionados para o Oscar 2025


"O Aprendiz", cinebiografia de Donald Trump, ganha data de estreia


Conheça o filme de ação "Rebel Ridge", novo sucesso da Netflix


James Cameron define próximo projeto após a franquia "Avatar"


Mostra de cinema gratuita do cineasta Apichatpong Weerasethakul chega ao Rio


Johnnas Oliva sobre interpretar sequestrador de Silvio Santos: “Queria muito humanizá-lo”