Jornal britânico lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme - Divulgação/Sony Pictures Brasil
SERÁ?

Jornal britânico lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme

Para o The Guardian, longa merece a principal honraria da premiação por seu impacto emocional, relevância política e excelência cinematográfica

ANGELO CORDEIRO | @OANGELOCINEFILO Publicado em 27/02/2025, às 17h00

O The Guardian fez uma análise e elencou motivos pelos quais Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, merece ganhar o Oscar de Melhor Filme no próximo domingo, dia 2 de março, quando acontece a 97ª cerimônia de entrega dos prêmios da maior premiação do cinema.

Segundo o jornal britânico, o longa brasileiro — que ainda recebeu indicações às categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres — se diferencia por mostrar a luta da família de forma íntima e digna, sem recorrer a cenas explícitas de violência, apesar da brutalidade do contexto. Além disso, a análise ainda destaca a trilha sonora brasileira tocante, atuações emocionantes e uma cinematografia impressionante.

Tempo de festa

O The Guardian também aborda a grande recepção do filme no Brasil, onde mais de cinco milhões de pessoas já assistiram a Ainda Estou Aqui, fazendo com que o país se unisse em apoio ao longa. Para o jornal, o impacto que uma possível vitória da produção teria, principalmente por coincidir com as festas de Carnaval, criaram um ambiente de celebração e orgulho nacional.

Contexto atual

O jornal também apontou que a história de Ainda Estou Aqui se conecta com questões globais atuais, especialmente com a ascensão de regimes autoritários e o seu impacto devastador. O The Guardian observou que o filme reflete a realidade de perseguições políticas ainda vividas em várias partes do mundo, como em regimes autoritários na Venezuela e na Rússia, trazendo à tona a relevância e o poder da mensagem do longa.

Por fim, o período britânico afirmou que o filme não só representa o Brasil com profundidade e sensibilidade, mas também é um reflexo poderoso dos tempos modernos, nos quais a luta contra a opressão e pela liberdade continua a ser uma batalha constante.

Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e ambientado no Brasil de 1971, durante a ditadura militar, Ainda Estou Aqui conta a história da mãe do autor, Eunice Paiva, que foi obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido foi sequestrado e desapareceu durante a ditadura militar.

Quem está no elenco do filme?

O filme é protagonizado por Fernanda Torres (Tapas e Beijos), Fernanda Montenegro (O Auto da Compadecida) e Selton Mello (O Palhaço). O elenco ainda traz nomes Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Deserto Particular), Humberto Carrão (Marighella), Marjorie Estiano (Sob Pressão) e Valentina Herszage (Hebe - A Estrela do Brasil).

Fonte: The Guardian

LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM: Jornal britânico lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme

Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 
Ainda Estou Aqui Oscar 2025 The Guardian Fernanda Torres Walter Salles Oscar

Leia também

Martin Scorsese elogiou Ainda Estou Aqui por email, diz produtor


Quando estreia a animação Shrek 5, com Zendaya, nos cinemas?


Shrek 5 ganha primeiro teaser repleto de memes do personagem; assista


Zendaya será filha de Shrek no quinto filme da franquia de animação


Sarah Michelle Gellar, de Buffy, homenageia Michelle Trachtenberg: 'viverei por você'


Marcelo Rubens Paiva agradece elogios de Mia Khalifa a Ainda Estou Aqui