O filme, que ganhou quatro estatuetas de ouro, teve o mineiro Daniel Dreifuss como produtor
FERNANDA AZEVEDO | @fenovello Publicado em 13/03/2023, às 18h28
"Nada de Novo no Front", foi um dos grandes destaques da 95ª cerimônia do Oscar, no último domingo (12), levando para casa quatros estatuetas entre elas a de Melhor Filme Internacional. Entretanto você sabia que o longa possui um produtor brasileiro?
Daniel Dreifuss, se mudou para os Estados Unidos há mais de vinte anos, mas é mineiro e produto do filme que ganhou ainda os prêmios de Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte no Oscar 2023.
Esse projeto chegou até Dreifuss a cerca de dez anos atrás quando se deparou com o roteiro do longa pela primeira, tendo a história lhe chamado atenção em razão do seu avô ter lutado no conflito na Primeira Guerra Mundial. "Na época, gostei muito do roteiro, ele tinha mais ação e era mais focado no último dia da guerra. Por várias razões, pois não é um filme simples de levantar, ele não aconteceu naquele momento. O roteiro passou para outros produtores e diretores mas nunca o esqueci, porque tenho uma conexão pessoal com ele", revelou Dreifuss em entrevista ao jornal Estado de Minas.
O filme é uma adaptação do clássico livro de Primeira Guerra Mundial, estrelada por Daniel Bruhl ("Falcão e o Soldado Invernal") e dirigida por Edward Berger ("Patrick Melrose"). A trama acompanha Paul Bäumer (o estreante Felix Kammerer), um soldado raso alemão que se vê na linha de frente da Primeira Guerra Mundial.
Além de Bruhl e Kammerer o filme conta ainda com Albrecht Schuch ("Transtorno Explosivo"), Sebastian Hülk ("A Fita Branca"), Anton von Lucke ("Frantz") e Joe Weintraub ("Jojo Rabbit") no elenco.
A 95ª cerimônia do Oscar, considerado o prêmio mais prestigiado do cinema, aconteceu na noite de domingo (12), em Hollywood. Grande destaque na edição deste ano, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" venceu sete prêmios no Oscar 2023, incluindo o mais disputado da noite, o de Melhor Filme.
Michelle Yeoh venceu uma difícil queda de braço com Cate Blanchett, por "Tár", e conquistou a estatueta de Melhor Atriz. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou para Ke Huy Quan e o de Melhor Atriz Coadjuvante, disputado por Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis, acabou ficando com a eterna "rainha do grito". O longa ainda ganhou Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
Na sequência, "Nada de Novo no Front" também se destacou ao vencer quatro estatuetas, incluindo a Melhor Filme Internacional. "A Baleia", filme mais recente de Darren Aronofsky ("Mãe!", "Cisne Negro"), ganhou duas categorias, com destaque para a de Melhor Ator, vencida por Brendan Fraser.
Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- "Shazam! Fúria dos Deuses" (16 de março)
- "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
- "O Urso do Pó Branco" (30 de março)
- "Super Mario Bros. O Filme" (6 de abril)
- "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
- "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
- "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe" (4 de maio)
- "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
- "A Pequena Sereia" (25 de maio)
- "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
- "Transformers 7: O Despertar das Feras" (8 de junho)
- "The Flash" (16 de junho)
- "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
- "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
- "Barbie" (20 de julho)
- "Oppenheimer" (20 de julho)
- "Besouro Azul" (17 de agosto)
- "As Marvels" (10 de novembro)
- "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
- "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)
Ainda Estou Aqui está na shortlist do Oscar: o que isso significa?
Quem é quem em Senna? Conheça o elenco da minissérie da Netflix
318 capacetes, 22 réplicas de carros e mais: 5 curiosidades da minissérie Senna
Afinal, Idina Menzel e Kristin Chenoweth participam de filme de Wicked?
Wicked, musical com Ariana Grande e Cynthia Erivo, tem cenas pós-créditos?
Ariana Grande usa nome de batismo em Wicked e revela motivo