Criada por Jeff Pope, a série tem elenco liderado por Edison Alcaide, que interpretará o brasileiro Jean
ANGELO CORDEIRO | @OANGELOCINEFILO Publicado em 30/04/2025, às 05h00
Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto Por Engano, série sobre o brasileiro assassinado durante um atentado em Londres, já está disponível no catálogo do Disney+.
A série chega vinte anos após o assassinado do brasileiro e uma variedade de documentários que dissecaram o caso. Vale lembrar que a história do brasileiro já foi adaptada para os cinemas em 2009, no drama Jean Charles, de Henrique Goldman. Na época, o papel do protagonista ficou com Selton Mello (Ainda Estou Aqui).
Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto Por Engano é centrado nos eventos que cercam o trágico assassinato do inocente brasileiro Jean Charles de Menezes (Edison Alcaide), após ele ser confundido com um terrorista. Narrado a partir dos diferentes pontos de vista dos envolvidos, a série analisa como a memória – tanto a exata quanto a alterada – podem se transformar em fato e moldar a nossa compreensão da verdade.
O trailer nos leva há quase vinte anos atrás, quando Londres se recupera dos devastadores atentados suicidas com bombas de 7 de julho de 2005 e o então Comissário da Polícia Metropolitana, Sir Ian Blair (Conleth Hill) inicia uma operação antiterrorismo em grande escala para evitar novos ataques, com o Comissário Assistente Andy Hayman (Max Beesley) liderando a investigação sobre os atentados ao lado de Brian Paddick (Russell Tovey), um dos Comissários Assistentes Adjuntos de Blair. Sem o conhecimento deles, outra célula terrorista planeja um ataque que pode se igualar à devastação de 7 de julho.
Este segundo grupo de ataques planejados fracassa, desencadeando uma das maiores buscas do Reino Unido e provocando uma operação de vigilância secreta comandada por Cressida Dick (Emily Mortimer). À medida que a tensão e a incerteza crescem em todo o país, uma série de eventos extraordinários se desenrola, e as ações da Polícia Metropolitana levam a um erro crítico de identificação.
Jean Charles de Menezes, um inocente jovem eletricista brasileiro que estava a caminho do trabalho, é confundido com um terrorista e morto a tiros na estação de Stockwell. Após esses trágicos acontecimentos, a secretária da Comissão Independente de Reclamações Policiais, Lana Vandenberghe (Laura Aikman), toma a decisão que mudará sua vida: revelar a verdade. O que se segue é uma luta de uma família por justiça e respostas, e a longa batalha para trazer clareza a uma situação que é obscurecida pela confusão e pelo silêncio.
Criada por Jeff Pope, a série tem elenco liderado pelo estreante Edison Alcaide, que interpretará Jean. Além dele, o elenco conta com Emily Mortimer (Paddington: Uma Aventura na Floresta) como Cressida Dick, então chefe de operações da Polícia Metropolitana, e Conleth Hill (Game of Thrones) como Sir Ian Blair, o comissário responsável pela força à época.
O elenco também inclui Russell Tovey (Feud: Capote vs. The Swans), Max Beesley (Sequestro no Ar), Daniel Mays (Rogue), Laura Aikman (The Job Lot) e Alex Jennings (The Crown).
“Esta é uma história incrivelmente importante de se contar, e temos um elenco de peso que nos ajudará a examinar os eventos que levaram ao trágico assassinato do inocente Jean Charles de Menezes", disse o criador Jeff Pope (via Deadline).
"Ele era apenas um viajante que foi seguido por quase uma hora com as autoridades falhando em identificá-lo, antes de ser morto a tiros em um trem lotado, deixando à família o trabalho de jogar luz sobre os erros críticos que levaram a esta tragédia devastadora”, concluiu.
Pope é roteirista da série, que terá Kwadjo Dajan como produtor e Paul Andrew Williams na direção. O trio também trabalhará na produção executiva. Assista ao trailer:
LEIA TAMBÉM: Kaitlin Olson, a Morgan de Uma Mente Excepcional, retorna para a 2ª temporada?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)
O Eternauta, série com Ricardo Darín, estreia na Netflix
Classe dos Heróis Fracos 2, dorama sucesso de audiência, chega ao streaming
Conclave, filme sobre processo da escolha do novo papa, retorna aos cinemas
Hannah Montana: O Filme retorna aos cinemas após 16 anos
5ª e última temporada da série Você chega à Netflix; saiba o que esperar
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith retorna aos cinemas após 20 anos