A Última Sessão é baseado na história pessoal do diretor e foi a indicação da Índia para concorrer à vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar, em 2023
ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/12/2024, às 08h00
O premiado longa-metragem indiano A Última Sessão, dirigido por Pan Nalin, estreia nesta quinta-feira (12), com exclusividade no CineSesc, em São Paulo, localizado na Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César.
No centro da história está o jovem Samay, de 9 anos, interpretado por Bhavin Rabari, que se apaixona pela mágica experiência de ver filmes e decide se tornar cineasta. Apesar da falta de recursos e dos desafios de sua realidade, Samay segue determinado a transformar sua paixão em profissão, oferecendo ao público uma narrativa de perseverança e sensibilidade.
O elenco conta com Bhavesh Shrimali, Richa Meena, Dipen Raval e Paresh Mehta, que enriquecem a trama com interpretações autênticas e emocionantes.
Com lançamento nacional da CUP Filmes, o longa, que é considerado o 'Cinema Paradiso indiano', chega ao Brasil com prestígio internacional, com importantes prêmios, incluindo o National Film Award for Best Child Artist, atribuído a Bhavin Rabari por sua performance e o Satellite Award de Ator/Atriz Revelação. O longa também foi reconhecido com o National Film Award for Best Gujarati Feature Film, consolidando-se como um marco do cinema indiano contemporâneo.
Diretor em ascensão, Pan Nalin tem no currículo filmes premiados como Samsara (2001) – Melhor Primeiro Longa-Metragem no Festival Internacional de Cinema de Durban –, Valley of Flowers (2006) e Angry Indian Goddesses (2015).
Seu quarto longa, A Última Sessão, é baseado em sua história pessoal e foi a indicação da Índia para concorrer à vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar, em 2023.
LEIA TAMBÉM: Quando estreia o live-action de Branca de Neve, com Rachel Zegler e Gal Gadot?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)
Cem Anos de Solidão, adaptação da obra de Gabriel García Márquez, estreia na Netflix
Sorria 2, terror estrelado por Naomi Scott, estreia nas plataformas digitais
A Garota da Vez, suspense com Anna Kendrick, estreia no Prime Video
Beetlejuice 2, sequência de Os Fantasmas Se Divertem, estreia na Max
Virgem Maria, drama religioso sobre a juventude de Maria, estreia na Netflix
Salão de Baile: This is Ballroom, vencedor do 32º Festival MixBrasil, estreia nos cinemas