Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens LGBTQIAPN+ resgata e vivencia a cultura ballroom. Rio is burning!
Publicado em 05/12/2024, às 10h00
Salão de Baile: This is Ballroom, grande vencedor do Coelho de Ouro no 32º Festival MixBrasil, estreia nos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (5). Leia nossa crítica completa clicando aqui.
Exibido em mais de quinze países, o longa recebeu diversos prêmios internacionais, como Prêmio de Público no Queer Porto, em Portugal; Melhor Documentário no Oslo/Fusion Festival Internacional de Cinema, na Noruega; e Prêmio Diversidade no Afrika Film Festival, em Colônia, Alemanha.
No Brasil, o longa foi ganhador do prêmio de Melhor Montagem e uma Menção Honrosa no Prêmio Félix no Festival do Rio 2024, encerrou a 13ª edição do Olhar de Cinema, compôs a programação da 48ª Mostra de São Paulo, além do Coelho de Ouro de Melhor Filme no Festival Mix Brasil, em São Paulo.
Em Salão de Baile: This is Ballroom, a câmera acompanha uma “ball” (baile) da cena fluminense, onde pessoas negras e/ou LGBTQIAPN+ têm a liberdade para experimentar novas possibilidades de expressão de identidade, de gênero e exercitar seus potenciais artísticos. Várias modalidades de competição acontecem ao longo da celebração: moda, beleza, dança, música, desfile.
LEIA TAMBÉM: Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)