Livros LGBTQ+ recentes - Divulgação
Orgulho

10 livros brasileiros recentes sobre o universo LGBTQ+ no país

De histórias de ficção a contos premiados, o Brasil também possui narrativas LGBTQ+ das mais diversas

Saulo Tafarelo Publicado em 08/01/2020, às 15h00

As narrativas LGBTQ+ têm ganhado destaque ao longo do tempo, com as mudanças culturais e de mentalidade que dão espaço para a diversidade se manifestar. 

Ocupando um lugar importante na marca das narrativas de pessoas da comunidade, os livros são documentos que eternizam a vida e as experiências dos indivíduos, com as narrativas LGBTQ+ como protagonistas da trama. 

++ Greta, com Marco Nanini, e outros filmes e séries com personagens LGBTQIA+ na terceira idade

No Brasil, país ainda muito marcado pela LGBTfobia, as narrativas e histórias da comunidade se destacam em meio a um cenário ainda caótico. Listamos a seguir livros brasileiros com narrativas LGBTQ+  mais repercutidos dos últimos tempos para você ler e reler, exaltando a cultura LGBT nacional. 

++ Conheça 10 games que abraçam a diversidade

Confira abaixo 10 livros brasileiros que abordam a temática LGBTQ+: 

Olhares de Claudia Wonder, de Claudia Wonder

Diva da comunidade LGBT+ e uma de suas mais ferrenhas defensoras no Brasil, Claudia Wonder fala sobre o universo trans e mostra que encarar a questão da diversidade é a melhor forma de se superar o preconceito. O livro é um compilado de crônicas e artigos da militante da causa LGBT brasileira, que faleceu em 2010.

Um livro para ser entendido, de Pedro HMC

O criador de um dos canais mais seguidos do YouTube no Brasil, o Põe na Roda, discute sobre algumas das mais pertinentes questões do universo LGBT+ em seu livro de estreia. O livro é voltado tanto para os "entendidos" do assunto quanto para os "não entendidos", numa forma de vencer o preconceito.

Ricardo e Vânia, de Chico Felitti

O livro já é um sucesso comercial e vai virar até filme! Nele, o jornalista Chico Felitti vai atrás da história de uma das figuras mais conhecidas de São Paulo, o chamado Fofão da Augusta. Chico narrra a história verídica desse personagem de São Paulo e destaca a trama LGBTQ+ por trás das personagens.

Amora, de Natália Borges Polesso

O livro foi ganhador do prêmio Jabuti na categoria de contos, em 2016. Na obra, a autora gaúcha Natália Borges Polesso narra sem papas na língua sobre o universo lésbico. O livro é composto por cerca de 33 narrativas que vão desde o respeito ao amor feminino aos relacionemntos lésbicos.

Dois pais de dois, de Rafael Escrivão Sorrigotto

O livro narra a história verídica de um casal homossexual que posuem dois filhos. Durante a narrativa, o autor narra suas descobertas do que sobre o amor e fala sobre os desafios de ser pai nessas condições. 

Over The Rainbow: Um Livro de Conto de Fadxs, vários autores

Cinco autores de diferentes gêneros e sexualidades revisitam as histórias de conto de fadas e dão um novo tom a elas, recebendo uma dose bem colorida e vestindo uma roupagem LGBTQ+.

Devassos no paraiso, de João Silvério Trevisan

A obra é referida como um dos livros que não podem faltar na cabeceira de qualquer cama. O autor realiza um estudo denso e pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil, dialogando com diversas áreas - como cinema, teatro, política, medicina, entre outras. Devassos no Paraíso atravessou gerações, com sua primeira edição nos anos 1980, e provocou um intenso diálogo com e sobre a comunidade LGBTQ+, sendo muito relevante e discutido até os dias de hoje.

E seu eu fosse put*, de Amara Moira

A trama narra a história da autora, travesti que relata sua experiência nas ruas através de um importante relato em forma de texto. Ao longo do tempo, Amara vai se descobrindo e ententendo alguns pontos centrais da vida.

Um milhão de finais felizes, de Vitor Martins

Segundo romance do autor Vitor Martins, o livro acompanha a história de Jonas, um barman, que acaba conhecendo Arthur. A partir da narrativa o autor constrói uma história divertida e ao mesmo tempo sensível sobre amor e o significado de família. 

Meu Nome é Amanda, de Mandy Candy 

Mandy Candy (Amanda Guimarães) é uma bem sucedida youtuber brasileira, com mais de 1 milhão de inscritos em seu canal na plataforma. Através do livro, Amanda conta sua história, destacando todos os seus altos e baixos, como o bullying que sofreu durante a vida, sua transição como mulher trans e sua trajetória até os dias atuais. 

LGBTQ+ brasileiros Livros obras autores Pride

Leia também

No Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, relembre casais lésbicos em séries no streaming


Novo Capitão América será gay nos quadrinhos da Marvel


Livro usa "Paris Is Burning" para discutir a construção de gêneros e identidades na comunidade LGBTQIA+


Marvel revela que protagonista de "Guardiões da Galáxia" é bissexual


Padre Fábio de Melo defende união civil LGBT: "Não é questão religiosa"


Papa Francisco defende lei que permite união civil entre homossexuais