"Monstros: Irmãos Menendez": Entenda o caso que virou série na Netflix - Divulgação/Netflix
SAIBA MAIS

"Monstros: Irmãos Menendez": Entenda o caso que virou série na Netflix

Série da Netflix adapta a história real dos irmãos Lyle e Erik Menendez que planejaram e executaram os próprios pais

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 23/09/2024, às 13h15

"Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" já está disponível na Netflix e conta a história dos irmãos Menendez, responsáveis por um dos crimes mais chocantes dos EUA - e que lembra muito o crime de Suzane Von Richthofen, no Brasil.

Qual é a premissa da série?

A novidade adapta a história real dos irmãos Lyle (Nicholas Alexander Chavez, "Crushed") e Erik Menendez (Cooper Koch, "They/Them: O Acampamento"), que planejaram e executaram os próprios pais, José (Javier Bardem, "Duna: Parte 2") e María "Kitty" Menendez (Chloë Sevigny, "Feud: Capote vs. The Swans"), quando tinham 21 e 18 anos, respectivamente.

O caso aconteceu de verdade em 1989, na Califórnia, nos Estados Unidos. Lyle e Erik Menendez eram os filhos de José e Mary Louise Kitty Menendez, uma família de classe alta, que vivia em Beverly Hills. 

O que é real e o que não é em "Monstros: Irmãos Menendez"?

Assim como filmes e série baseados em fatos, a produção da Netflix também mistura ficção e realidade. Mostramos em uma matéria, basta clicar aqui, o que é fato e o que é ficção em "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais".

Qual o crime dos Irmãos Menendez?

José era executivo em Hollywood e foi morto dentro de sua casa com seis tiros de espingarda. A esposa, Mary Louise, estava junto e morreu com 10 disparos. Lyle e Erik chamaram a polícia, afirmando que haviam chegado do cinema e encontrado os pais mortos.

Como foi a investigação?

A polícia começou a investigar o caso e percebeu que não havia arrombamento nas portas. O comportamento dos dois irmãos também começou a chamar atenção, já que ambos não davam sinais de luto e começaram a gastar de forma desenfreada a fortuna dos pais, chegando a torrar mais de um milhão de dólares em seis meses - valor alto para a época, no final da década de 1980.

A polícia então concluiu que os dois haviam cometido o crime quando descobriram que Erik havia comprado uma espingarda alguns dias antes do crime e foi denunciado pela namorada do psicólogo, que afirmou que ele havia ameaçado o especialista. Em 1993, Erik e Lyle confessaram o crime.

Qual a participação da mídia no caso?

Assim como as outras séries de true crime de Ryan Murphy, um dos grandes motivos para a história dos Menendez ser recontada é a sua fama na mídia. A história dos dois irmãos ricos que mataram os pais logo chegou aos principais noticiários dos EUA.

O julgamento também teve seu lado midiático. A promotoria afirmou que o caso foi motivado por ganância pela herança dos pais. Já a defesa de Erik e Lyle afirmou que os dois se vingaram devido aos abusos sexuais cometidos por José e a conivência da esposa.

Qual o envolvimento do terapeuta na condenação dos irmãos?

O terapeuta Jerome Oziel pode ser considerado o grande responsável pelas principais provas do julgamento de Erik e Lyle Menendez. De acordo com o jornalista Robert Rand, que escreveu o livro "The Menendez Murders: The Shocking Untold Story of the Menendez Family and the Killings that Stunned the Nation" (ou em tradução literal, Os assassinatos de Menendez: A Chocante História Não Contada da Família Menendez e as Mortes que Chocaram a Nação), há várias versões da história da confissão dos irmãos.

De acordo com Oziel, dois meses após o crime, ele recebeu uma mensagem de Erik dizendo que precisava ver o terapeuta com urgência. Ele disse sofrer com pesadelos e durante uma caminhada, acabou confessando que os dois haviam matado os pais.

Os dois aguardaram Lyle chegar, mas ele logo saiu do local, furioso e seguido pelo irmão. De acordo com Judalon Smyth, amante do terapeuta, ele mandou que ela ficasse atrás da porta escutando a conversa, mas ele negou que isso tenha acontecido.

O que aconteceu com o terapeuta dos Irmãos Menendez?

Em 1997, Jerome Oziel perdeu sua licença na Califórnia por violar as regras de confidencialidade e por ter relações sexuais com pacientes mulheres. Ele se mudou para o Novo México onde ainda atendia casais com problemas conjugais. Não há mais informações sobre o terapauta, que em 2017 afirmou não ter entregue sua licença por conta das acusações.

O que aconteceu com os Irmãos Menendez?

Após sete anos e três julgamentos, Erik e Lyle Menendez foram considerados culpados pelo assassinato dos pais e condenados à prisão perpétua, que cumprem até hoje, na Instituição Correcional Richard J. Donovan em San Diego, Califórnia. Lyle Menendez tem 56 anos e Erik, 53.

Qual foi a melhor série estreante de 2024 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


ryan murphy Netflix Monstros Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais

Leia também

O que é fato e ficção em "Monstros: Irmãos Menendez"?


Erik Menendez diz que "Irmãos Menendez" é "imprecisa e desonesta"


"O Eternauta", minissérie baseada em quadrinho argentino, ganha primeiro trailer


Colin Farrell teve de usar prótese peniana bastante excêntrica em "Pinguim"


Prime Video anuncia "Spice Up Our Love", spin-off de "Os Lucros do Amor"


"Round 6" ganha teaser especial da 2ª temporada; assista